Geral

Movimento é intenso para saque de FGTS inativo

Publicado em: 06 de março de 2017 às 18:27 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 13:01
  • Por
    Luciana Mandler
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Guilherme Bica / Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Filas são registradas na agência da Caixa em Vera Cruz

    A agência da Caixa Econômica Federal de Vera Cruz registra uma grande movimentação na manhã desta sexta-feira (10). As filas se devem a procura da população pelo saque das contas inativas do FGTS. Os saques iniciam hoje, com os trabalhadores nascidos nos meses de janeiro e fevereiro, o que soma inicialmente mais de 4,8 milhões de beneficiados. O primeiro lote corresponde a 16% do total de pessoas que têm o direito a fazer a retirada, que pode ser feita até o dia 7 de abril, conforme cronograma. 

    Neste sábado (11) a agência de Vera Cruz não abrirá. O expediente vai se concentrar apenas na agência de Santa Cruz do Sul, das 9 às 15 horas.

    No Brasil

    Atualmente, mais de 30,2 milhões de trabalhadores têm direito ao saque do saldo das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e se enquadram nas regras definidas pelo Governo Federal. Ao todo, o saldo das contas inativas é de R$ 43,6 bilhões. 

    Para quem nasceu nos meses de março, abril e maio, os saques iniciam em abril. Já para quem nasceu entre os meses de junho, julho e agosto, a retirada ocorre a partir de maio. Os beneficiários nascidos nos meses de setembro, outubro e novembro poderão retirar os valores a partir de junho e, por fim, os trabalhadores nascidos em dezembro, que terão direito aos saques em julho, conforme o quadro abaixo.

    De acordo com a Caixa Econômica Federal, o trabalhador que perder o prazo só poderá sacar o valor das contas inativas quando se aposentar ou se enquadrar nas outras possibilidade de saque previstas nas regras do fundo.