Geral

Monitoramento de Balneabilidade chega à última semana

Publicado em: 06 de março de 2017 às 09:03 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 13:01
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    FEPAM
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Toda a Região Norte do litoral gaúcho está em boas condições

    Em sua décima quinta e última edição de 2016/2017, a Operação Balneabilidade apresenta os dados do litoral gaúcho.  Feito pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), o trabalho tem como objetivo um levantamento claro da qualidade dos pontos de balneabilidade em várias áreas do estado.

    Na Região Hidrográfica do Guaíba, dentre os 14 pontos verificados 04 deles apresentaram condições desfavoráveis ao banho. São eles: Praia Carlos Larges em Candelária, Balneário Nova Palma em Nova Palma, Balneário das Tunas em Restinga Seca e Balneário Passo Verde em Santa Maria. Ainda na Região Hidrográfica de Guaíba dois pontos não puderam ter sua qualidade determinada, são eles: Praia da Alegria e Praia da Florida. No município de Guaíba. 

    Na Região Hidrográfica do Uruguai dentre os pontos verificados 03 apresentaram condições impróprias ao banho. A Praia do Passo Real em Dom Pedrito, o Balneário de Mata em Mata e o Balneário Distrito Ernesto Alves em Santiago. Nesta mesma Região Hidrográfica o Balneário de São Simão em Cacequi não pode ter suas condições de balneabilidade determinadas. 

    Na Região Sul do litoral dos 05 pontos verificados apenas um não foi considerado apto ao banho, o Camping Municipal de Pedro Osório.  O Balneário Do Pontal em Arrio Grande não teve suas condições determinadas. 

    O Litoral Médio, dentre seus 19 pontos de análise de balneabilidade somente dois, ambos em Tapes, não estão próprios ao banho.  Em frente ao Camping dos Pinheirais e a área que leva o nome do município foram constatados altos níveis de cianobactérias, o que podem causar problemas a saúde.  

    Em toda a Região Norte do litoral gaúcho, dentre os 33 pontos analisados nenhum apresentou más condições de balneabilidade. 

    Projeto Balneabilidade 2016/2017

    Durante 15 semanas, desde 23 de dezembro de 2016, a FEPAM juntamente com a Corsan fez o monitoramento da balneabilidade em 43 municípios, sendo que 57 pontos na Região Hidrográfica do Litoral (33 no litoral norte, 19 no litoral médio e cinco no litoral sul). Na Região Hidrográfica do Guaíba o monitoramento foi realizado em 14 pontos e na Região Hidrográfica do Uruguai em  12.

    Os dados apresentados serviram para se ter um cenário mais claro sobre as condições de balneabilidade do litoral, bem como garantiram a segurança de veranistas que buscavam águas limpas para seu lazer.