Toda a Região Norte do litoral gaúcho está em boas condições
Em sua décima quinta e última edição de 2016/2017, a Operação Balneabilidade apresenta os dados do litoral gaúcho. Feito pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), o trabalho tem como objetivo um levantamento claro da qualidade dos pontos de balneabilidade em várias áreas do estado.
Na Região Hidrográfica do Guaíba, dentre os 14 pontos verificados 04 deles apresentaram condições desfavoráveis ao banho. São eles: Praia Carlos Larges em Candelária, Balneário Nova Palma em Nova Palma, Balneário das Tunas em Restinga Seca e Balneário Passo Verde em Santa Maria. Ainda na Região Hidrográfica de Guaíba dois pontos não puderam ter sua qualidade determinada, são eles: Praia da Alegria e Praia da Florida. No município de Guaíba.
Na Região Hidrográfica do Uruguai dentre os pontos verificados 03 apresentaram condições impróprias ao banho. A Praia do Passo Real em Dom Pedrito, o Balneário de Mata em Mata e o Balneário Distrito Ernesto Alves em Santiago. Nesta mesma Região Hidrográfica o Balneário de São Simão em Cacequi não pode ter suas condições de balneabilidade determinadas.
Na Região Sul do litoral dos 05 pontos verificados apenas um não foi considerado apto ao banho, o Camping Municipal de Pedro Osório. O Balneário Do Pontal em Arrio Grande não teve suas condições determinadas.
O Litoral Médio, dentre seus 19 pontos de análise de balneabilidade somente dois, ambos em Tapes, não estão próprios ao banho. Em frente ao Camping dos Pinheirais e a área que leva o nome do município foram constatados altos níveis de cianobactérias, o que podem causar problemas a saúde.
Em toda a Região Norte do litoral gaúcho, dentre os 33 pontos analisados nenhum apresentou más condições de balneabilidade.
Projeto Balneabilidade 2016/2017
Durante 15 semanas, desde 23 de dezembro de 2016, a FEPAM juntamente com a Corsan fez o monitoramento da balneabilidade em 43 municípios, sendo que 57 pontos na Região Hidrográfica do Litoral (33 no litoral norte, 19 no litoral médio e cinco no litoral sul). Na Região Hidrográfica do Guaíba o monitoramento foi realizado em 14 pontos e na Região Hidrográfica do Uruguai em 12.
Os dados apresentados serviram para se ter um cenário mais claro sobre as condições de balneabilidade do litoral, bem como garantiram a segurança de veranistas que buscavam águas limpas para seu lazer.
Notícias relacionadas

Mais de 3,5 mil eleitores podem ter título cancelado na região
Prazo para regularização termina na segunda-feira; quem não votou nem justificou em três turnos consecutivos pode ter o documento cancelado

Após cobranças, prefeitura aponta melhora na relação com a Corsan em Santa Cruz
Secretária Priscila Bordignon destaca redução de 39% nas faltas de água no município

Escola de Venâncio Aires é contemplada com investimento estadual de R$ 1,2 milhão
Obras de reparos gerais da EEEM Adelina Isabela Konzen devem ser concluídas em 300 dias

Em pouco mais de um mês, “Verinha” fez 746 atendimentos
Cerca de 40% das interações foram relacionadas a informações sobre contas ou ligações de água. Outros 30% corresponderam a dúvidas ou solicitações referentes ao carnê de IPTU