O evento deverá atrair mais de 210 mil visitantes nos cinco dias
O clima é de otimismo para a 18ª edição da Expodireto Cotrijal, feira internacional que inicia na próxima segunda-feira (6), em Não-Me-Toque, e segue até a sexta, 10.
A abertura oficial terá a presença do ministro do Trabalho e Emprego, deputado federal Ronaldo Nogueira, e do governador do Estado, José Ivo Sartori. O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, estará em Não-Me-Toque na quinta, 9. Conhecida por buscar soluções para os diversos setores do agronegócio, a Expodireto deverá atrair mais de 210 mil visitantes nos cinco dias de evento.
A Expodireto Cotrijal é uma das maiores vitrines do agronegócio brasileiro. Reúne em um só local as maiores empresas nas áreas de máquinas e equipamentos para agropecuária, produção vegetal e animal e serviços, além de pesquisa, apresentando lançamentos e tecnologias para propriedades. Para esta edição, são mais de 500 expositores.
“Estamos otimistas, em função do bom momento do agronegócio e a expectativa de uma boa safra nas lavouras de verão. São cinco dias em que o mundo se volta ao agronegócio, um espaço pensado para o produtor rural. É uma feira que busca inovação e propostas para a evolução do trabalho no campo”, destaca o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica. A estimativa é de que os negócios superem em 15% o montante fechado no ano passado (R$ 1,581 bilhão).
Ministro vai discutir reforma trabalhista
Entre as atividades que integram programação oficial da feira está palestra sobre a reforma trabalhista. O tema será abordado pelo ministro do Trabalho e Emprego do Brasil, deputado federal Ronaldo Nogueira. O objetivo é propiciar aos cooperativistas a discussão de temas relevantes para o setor e elaborar conjuntamente propostas de alteração para a reforma trabalhista. O encontro será no espaço Mundo Cooperativo Gaúcho, no primeiro dia de feira, 6 de março, a partir das 14h.
Área internacional
Uma diversidade de idiomas e culturas novamente fará parte das atividades da Expodireto Cotrijal 2017. Na área internacional são esperados representantes dos cinco continentes. O International Meeting Point, ponto de encontro dos visitantes internacionais, contará com a presença de empresários de diversas partes do mundo, interessados em fechar negócios envolvendo máquinas, equipamentos, implementos, agropartes, grãos (arroz, soja, milho, trigo), carnes (gado, frango, suínos) e lácteos. As delegações devem participar ainda de eventos em municípios na região Norte do Estado.
Fomento leiteiro e outras novidades
O lançamento de produtos para nutrição e saúde animal e promoções são algumas das novidades no estande da Produção Animal e das Lojas Cotrijal na Expodireto Cotrijal 2017. O destaque ficará por conta das ações e projetos visando o fomento da cadeia leiteira na área de ação da cooperativa. A intenção é que os produtores da Cotrijal encontrem no local, além de ótimas oportunidades de negócios, informações que auxiliem no planejamento da atividade leiteira. O estande para visitação ficará próximo ao Pavilhão da Agricultura Familiar.
Durante a feira, a cooperativa vai trabalhar ainda o Programa de Insumos para a Atividade Agropecuária – Troca de Inverno, campanha exclusiva para os produtores da Cotrijal que disponibiliza opções especiais para a aquisição de insumos para a formação de pastagens.
Debates importantes
A programação da Expodireto inclui debates tradicionais como o Fórum Nacional da Soja (28ª edição), Fórum do Milho (9ª edição) e o Fórum Estadual do Leite (13ª edição). A organização também confirma outros fóruns e seminários tradicionais da feira, como os eventos promovidos pela Emater/RS-Ascar, o Fórum Florestal e o Fórum da Agricultura Familiar, além da 6ª edição do Fórum Internacional do Jovem Cooperativista e do Fórum Soja Brasil.
Notícias relacionadas

Anvisa suspende interdição de venda de creme dental da Colgate
Agência emitiu alerta após reações ao produto com fluoreto de estanho

Empresários acampam para garantir estandes na Feira da Produção de Vera Cruz
Venda inicia nesta segunda-feira, mas o primeiro vera-cruzense chegou na fila na noite de sábado

Superlotação, abandono e maus-tratos: os desafios da Secretaria de Bem-Estar Animal em Santa Cruz
Secretária Bruna Molz pediu apoio da população para reduzir casos de crueldade e promover adoções

ESF Macedo ganha certificação “Amiga da Mãe, Parceria e Criança”
O certificado atesta o alcance das equipes às metas com foco na qualificação da assistência ao pré-natal e ao puerpério