Política

Câmara de Santa Cruz abre reuniões ordinárias com quatro projetos

Publicado em: 06 de fevereiro de 2022 às 12:43 Atualizado em: 03 de março de 2024 às 09:32
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Jacson Stülp/ Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Santa Cruz
    compartilhe essa matéria

    Reunião será comandada pelo presidente Rodrigo Rabuske (PTB)

    Quatro projetos ingressaram na pauta da primeira sessão ordinária de 2022, nesta segunda-feira, dia 7 de fevereiro, a partir das 16h. A reunião será comandada pelo presidente Rodrigo Rabuske (PTB) e poderá ser acompanhada pelo Canal 16 da NET, canais do Legislativo no Youtube e Facebook.

    Confira a pauta

    Os quatro projetos que ingressaram para a presente sessão são de origem do Legislativo. A vereadora Bruna Molz (Republicanos) ingressou com projeto de lei que proíbe a retomada ou nova guarda de animal aos condenados pela prática de maus-tratos aos animais. Outra proposta de Bruna Molz diz respeito à obrigação da identificação eletrônica, via microchip, dos animais das espécies canina, felina, equina, muar, asinina e de tração animam ou não .

    O vereador professor Cléber (DEM), subscrito pelo vereador Daiton Mergen (MDB) requer o estabelecimento de horas-aula de Educação Física. A ideia dos vereadores é  fixar uma carga horária mínima de três horas-aulas semanais para a disciplina de Educação Física em escolas municipais de Santa Cruz do Sul, a fim de promover aos alunos da educação básica a aprendizagem e a vivência de práticas de atividade física, inclusive por meio de modalidades desportivas, de forma a construir o hábito de um estilo de vida ativo e saudável, e contribuindo para um estado pleno de bem-estar físico, mental e social.

    Já de autoria da Mesa Diretora da Câmara, passa a tramitar o projeto de resolução que cria o Parlamento Jovem. A ideia é possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal, com diplomação e exercício de mandato.

    Segundo a proposta, endossada pelo presidente Rodrigo Rabuske, o exercício do mandato terá caráter instrutivo e ocorrerá todos os anos, num dia do primeiro e segundo semestre, em data acordada entre a Câmara e as escolas, observada a rotina de trabalhos na Câmara. O Parlamento Jovem do Município de Santa Cruz do Sul será constituído por estudantes do Ensino Médio, devidamente matriculados.

    “É de extrema importância a participação dos estudantes santa-cruzenses em ações do Poder Legislativo de Santa Cruz do Sul, no caso específico, oportunizar a criação e o desenvolvimento do programa Parlamento Jovem do Município de Santa Cruz do Sul. Assim, os estudantes, mediante a prática de atos inerentes à Câmara de Vereadores, terão mais conhecimento sobre a importância do Poder Legislativo e poderão acompanhar, exercitar e avaliar melhor a função de nossa Câmara”, cita o projeto. 

     Com a participação no Parlamento Jovem, os estudantes entenderão melhor a função do Legislativo, especialmente por terem uma vivência muito próxima do funcionamento e das ações da mesma. Assim será despertado, cada vez mais, o interesse dos estudantes para com o Poder Legislativo, constituído pelos vereadores e assessorados pelos servidores.

    Informações

    A vereadora Bruna Molz requer informações a respeito da fiscalização sobre maus-tratos a animais, a previsão de ações para a Semana Municipal de Adoção, Proteção e Bem-Estar Animal. O professor Cléber requer informações sobre a atuação de empresas e imposto arrecadado.

     Leonel Garibaldi (Novo) ingressou com pedido de informações sobre os custos com a reforma do banheiro da Praça Getúlio Vargas. O vereador Alberto Heck (PT) requer informações sobre a manutenção e eventos realizados no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul Circuito Osvaldinho de Oliveira.

    O vereador Raul Fritsch (Republicanos)  requer o recapeamento do asfalto em rua do Bairro Cohab, a realização de reparos na pavimentação da Rua Piauí. Daiton Mergen, subscrito pelo professor Cléber, requer a manutenção da Educação Física como componente curricular obrigatório. Daiton indica ainda a criação de quadras de Beach Tênis nas praças públicas, a realização de reparos na pavimentação da Rua Rio Branco, a construção de abrigo em parada de ônibus da Rua Júlio Péricles Machado, a pavimentação da Rua João Gomes Cardoso. Daiton Mergen, subscrito pelo Professor Cléber requer a manutenção da Educação Física no currículo escolar.

    Bruna Molz indica o atendimento a animais silvestres resgatados por Organizações não Governamentais (ONGs), a instalação de quebra-molas na Rua Doutor Arthur Germano Fett. O professor Cleber requer a criação da Central de Ajuda aos Necessitados (CAN).

    Nicole Weber (PTB) requer a instalação de redutores de velocidade no Loteamento Blumen Garten. Luizinho Ruas (PSD) indica a pavimentação das ruas do Loteamento Vale do Nazaré, a inauguração do Complexo Jaime Fernandes de Siqueira, a divulgação de obras e serviços realizados pelo Município. Francisco Carlos Smidt (PSDB) requer que o Cisvale requer a averiguação do atendimento prestação por um médico.

    Jair Eich (Progressistas) indica a instalação de rede de energia em Linha do Moinho. Gerson Trevisan (PSDB) requer a execução de melhorias na sinalização da confluência da Rua Osvaldo Aranha com a Rua Casemiro de Abreu, a complementação da infraestrutura básica no Bairro João Alves.

    Licério Agnes (PPSD) indica a recuperação da pavimentação da Rua São Roque, a revisão na iluminação da Praça do Bairro Arroio Grande. Serginho Moraes (PTB) indica a execução de melhorias na Rua Irmã Elma Esteves, o envio de projeto de lei à Câmara sobre geração de energia solar, a instalação de novos pontos de iluminação na RSC-287, a pavimentação asfáltica da Rua Marques de Souza.

    O vereador Francisco Carlos Smidt requer a notificação dos que não mantém as calçadas em bom estado de uso, a execução de melhorias na Rua Lindolfo Collor, o conserto da canalização pluvial da Rua Edvino João Haeser, o recapeamento do Corredor Treib. Também requer à RGE Sul  a colocação de poste próximo à Metalúrgica Kipper.

    Gerson Trevisan indica a execução de melhorias na parada de ônibus da Rua Matheus Rafael Raschen. Bruno Faller (PDT) indica a limpeza no terreno da Subprefeitura em São José da Reserva. Leonel Garibaldi indica a pavimentação da Rua Henrique Schuster, a restauração de redutor de velocidade na Rua do Moinho, a colocação de sinalização na confluência da Rua Gaspar Silveira Martins com a Rua Henrique Schuster.