Foram contabilizados mais 1,7 mil postos formais de trabalho
Dados divulgados nesta segunda-feira (6) pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) registram que foram criados mais de 1,7 mil postos formais de trabalho no agronegócio gaúcho em 2016, representando aumento de 0,6% no estoque de empregos do setor. Em 2015, o saldo foi negativo quando mais de quatro mil postos de trabalho foram perdidos. Para o economista da FEE Rodrigo Feix, o resultado positivo obtido em três segmentos do agronegócio contrastam com as mais de 54 mil vagas de trabalho perdidas no ano passado.
O setor de produção e fornecimento de insumos, máquinas, equipamentos e serviços especializados obteve 836 empregos com carteira assinada criados, o melhor resultado desde 2013. A expansão dos empregos no setor de produção de sementes e mudas certificadas e a elevação das vendas de máquinas agrícolas para o mercado brasileiro no segundo semestre de 2016 são fatores que alavancaram os índices do setor. "Depois de quatro semestres consecutivos de desemprego em alta, a indústria gaúcha de tratores, máquinas e equipamentos agropecuários voltou a criar postos de trabalho", explicou Feix.
No segmento de transporte, armazenagem, industrialização, distribuição e comercialização, o saldo de 630 empregos foi determinado pelo desempenho dos setores de comércio atacadista de produtos agropecuários e agroindustriais e de fabricação de conservas.
Já o setor de preparo e manejo de solos, tratos culturais, irrigação, colheita e criação animal apresentou apenas 331 novas vagas. "A agropecuária gaúcha passou por dificuldades no ano passado. As atividades de criação de aves e suínos foram as mais afetadas. As produções de grãos, fumo e uva recuaram, impactadas por eventos climáticos", explicou o economista.
Notícias relacionadas

Fenachim arrecada mais de 4,5 toneladas de alimentos com ingresso solidário de shows
Itens serão destinados a nove entidades assistenciais de Venâncio Aires

Vera Cruz prorroga inscrições para eleição suplementar do Conselho Tutelar
Prazo encerra na próxima segunda-feira

Programa Sorria Venâncio recebe veículo para reforçar ações de saúde bucal nas escolas
Chevrolet Spin foi adquirida por meio de emenda impositiva

Estudo técnico deve definir novas rotas para melhorar trânsito durante obras no Calçadão da Floriano
Objetivo da Administração Municipal é avaliar possíveis ajustes para garantir maior fluidez ao tráfego