EDUCAÇÃO

Projeto incentiva estudo de exatas a estudantes da rede pública de Santa Cruz

Publicado em: 05 de dezembro de 2024 às 16:02 Atualizado em: 05 de dezembro de 2024 às 16:03
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Emily Lara/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    A 1ª Exposição de Protótipos: Praça Sustentável foi realizada na tarde desta quinta-feira

    Alunos de escolas municipais de Santa Cruz do Sul apresentaram, nesta quinta-feira (5), a 1ª Exposição de Protótipos: Praça Sustentável do Projeto Praça STEM: Science, Technology, Engineering and Mathematics. A parceria da Unisc, com a Prefeitura e Mercur, tem como objetivo despertar nos estudantes o interesse pela área das exatas.

    Segundo a coordenadora da iniciativa, Alessandra Gobbi, os professores percebem constantemente nos alunos o receio com disciplinas como matemática, física e química, por isso, a intenção é mostrar um lado diferente das áreas, aproximando-as das crianças e adolescentes. “Pegamos essa meninada jovem, do quinto ao sétimo ano, para mostrar a eles que a física e a matemática podem ser assimiladas de uma maneira mais fácil, brincando e conseguindo entender o conteúdo de uma maneira muito mais divertida. E a gente está conseguindo bons resultados com isso”, explicou.

    Além disso, o projeto, conforme Alessandra, possibilita que os jovens conheçam a universidade, como funcionam os cursos e as dinâmicas ensinadas durante as aulas, possibilitando a oportunidade de encontrar qual graduação gostariam de realizar no futuro. “Abre um leque gigante para essas crianças. Eles circulam pela universidade inteira, vão em todos os tipos de laboratório, percebem o que o pessoal da engenharia e da elétrica fazem, tiveram também aulas no laboratório de informática. Só de estar nesse ambiente já é um local criativo e de aprendizado, e abre muita expetativa para o futuro profissional deles”, afirmou.

    Casa com aerogerador

    Os estudantes Miguel Davi Sales Aguiar e João Victor Coutinho Muller, da Escola Guido Herberts, criaram um protótipo de uma casa com gerador, com o objetivo de transformar a energia do vento em energia elétrica, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

    Primeiro, a dupla começou a estudar sobre vista de fachadas e, assim, iniciou a montagem da residência com placas de MDF. Após, construíram um aerogerador com peças semelhantes ao lego, que funciona a partir da força dos ventos que giram as pás, gerando energia elétrica a partir da energia eólica, uma fonte de energia renovável e limpa.

    Após a conclusão da montagem da casinha e do aerogerador, os estudantes juntaram as duas peças para construir o protótipo. Além disso, disponibilizaram um led para simular uma luz na casa, provando que o aerogerador de fato produz energia eólica.

    O programa Praça STEM foi um dos escolhidos pelo edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, para receber recursos visando o incentivo à produção científica. Duas escolas foram selecionadas pela Secretaria de Educação de Santa Cruz do Sul e participaram do projeto: 12 estudantes do 5º e 7º ano da Escola Municipal São Canísio e mais 12 alunos do 6º ano da Escola Guido Herberts.