Atividade integrada entre as duas entidades levou basquete em cadeira de rodas às pessoas com autismo
Nesse domingo, dia 3, foi celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data que marca a importância de se falar sobre inclusão, a luta por autonomia e contra o capacitismo. Em Santa Cruz do Sul, duas entidades que atuam pelas pessoas com deficiência estão realizando atividades conjuntas.
A Luz Azul – Associação Pró-Autismo de Santa Cruz do Sul e a Associação Santa-cruzense da Pessoa Com Deficiência Física (Aspede) promoveram uma atividade voltada à integração através do basquete adaptado. A iniciativa foi tão bem-sucedida que outro encontro já foi marcado e acontece no próximo dia 15, às 19h30min, no ginásio do União Corinthians.
Conforme o estudante de Educação Física e auxiliar técnico da Aspede, Gustavo Airton Hermany, a ideia de unir as duas associações partiu da professora e Pedagoga de Educação Especial Thais Campos Teixeira e por ocasião de um trabalho de estágio. “O intuito maior era o marketing para atrair novos atletas para a Aspede e ao mesmo tempo pensando em inclusão, dar acesso a outras pessoas poderem sentir de pertinho, como é praticar o esporte em uma cadeira de rodas”, explica.
LEIA MAIS: Através do esporte, Aspede oportuniza uma nova forma de viver
O encontro foi realizado no dia 25 de novembro e reuniu cerca de 35 pessoas na quadra externa do União Corinthians. Conforme a vice-presidente da Luz Azul, Joelma Bataioli, que participou com o filho Henrique, a parceria foi um sucesso. “Foi uma experiência surreal esse momento de inclusão e muito amor envolvido. A interação das pessoas com deficiência e a inclusão devem acontecer em todos os ambientes e eu acho que a Luz Azul e a Aspede estão dando um exemplo de inclusão para a comunidade”, declarou. Para ela, a ação permite que pessoas autistas experimentem o esporte à maneira deles.
Gustavo reforça que a Aspede busca visibilidade e patrocínios para seguir participando de competições com cerca de 15 atletas, dois deles que integram a Seleção Brasileira de basquete sobre rodas e um da Seleção Gaúcha. “Esse ano disputamos a segunda divisão do brasileiro de basquete sobre rodas, de 12 equipes ficamos em 5° lugar. Para o ano que vem temos como objetivo subir para a primeira divisão”, disse. Interessados em colaborar podem entrar em contato pelos números 51 9639-5849 (Alison) ou 51 9556-2735 (Gustavo).
LEIA TAMBÉM: Claudio Ferreira é o novo presidente da Luz Azul Associação Pró-Autismo
Notícias relacionadas
Vida
Já perdoei erros quase imperdoáveis, tentei substituir pessoas insubstituíveis e esquecer pessoas inesquecíveis. Já fiz coisas por impulso, já me decepcionei com pessoas que eu nunca pensei que iriam me decepcionar, mas também já decepcionei alguém. Já abracei pra proteger,…
ARAUTO REPÓRTER UNISC 15 de Janeiro de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Prefeitura de Santa Cruz pressiona Governo do Estado por recursos na Saúde e redução de espera por cirurgia. ➡️ Rodada de reuniões sobre o preço do tabaco não teve acordos. ➡️ Vale…
Governo dará posse aos diretores da Rede Estadual em cerimônia nesta quinta-feira
O ato de posse será às 16h, momento em que os diretores receberão certificados de nomeação e serão formalmente reconhecidos
Motociclista que se acidentou na BR-471 é transferida para Canoas
O motorista da outra moto, um homem de 21 anos, também foi conduzido para atendimento, mas já teve alta do Hospital Santa Cruz