Rogerio Harz fez uso da Tribuna Popular na sessão da Câmara de Vereadores de Santa Cruz
A Associação dos Moradores de Linha Santa Cruz (Amorlisc) fez uso da Tribuna Popular na sessão da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul nessa segunda-feira (4), quando solicitou o apoio do Poder Legislativo no projeto de implantação do Immigrantenpark. Quem fez o uso da palavra foi o representante Rogerio Harz.
“A ideia da criação do parque veio a partir da observação do que foi feito em algumas cidades turísticas gaúchas, que hoje tem muita oferta de emprego e alto índice de desenvolvimento graças ao turismo, como, por exemplo, Bento Gonçalves, Garibaldi, Nova Petrópolis, Gramado e Canela”, diz.
Os motivos para construir um parque em Santa Cruz do Sul, segundo o representante da Amorlisc, são a oferta de um espaço para o bem-estar da população, com pista de caminhada e ciclismo, num ambiente saudável e seguro; área para famílias, casais ou grupos de amigos tomarem um chimarrão à sombra ou vendo o pôr do sol na direção do Botucaraí; playground para crianças e espaço para esportes; área para estacionamento e bons sanitários; local para aquisição de lanches e bebidas produzidas no município; um ginásio multiuso para jogos, apresentações e eventos.
Outro ponto é ser um local ideal para a construção de um memorial onde possam ser guardados, identificados e mostrados os objetos, documentos e fotos de imigrantes alemães – haverá uma sala para mostrar vídeos e imagens sobre a saga dos pioneiros em Santa Cruz, alem de um local para exposição de ferramentas, utensílios, roupas, documentos e fotos dos imigrantes e tudo que puder ajudar a contar a história e costumes.
O local também serviria para dar um grande impulso no turismo em Santa Cruz do Sul, em função dos atrativos a serem instalados, como a edificação de uma vila típica, com réplica das casas em enxaimel, igreja, galpões, salão de baile. Nestes eambientes poderá ocorrer a comercialização dos produtos das agroindústrias e produtores locais. Ainda um barco veleiro em tamanho menor, semelhante ao que trouxe os primeiros imigrantes. Um moinho com roda d´água; uma ponte pênsil sobre o lago e um bosque do bicentenário com árvores nativas do Estado.
Recursos
A Amorlisc busca angariar recursos para a sua construção via emendas parlamentares; via Ministério do Turismo e da Cultura; com o apoio de empresas privadas nacionais e multinacionais; no Governo do Estado e, com recursos próprios do município.
“Com uma grande união de esforços, faremos uma grande e boa obra, que irá colocar Santa Cruz do Sul num roteiro intenso e constante de turistas, que já vem por ocasião dos eventos que oferecemos, como feitas, Festa das Cucas, Oktoberfest, Enart, entre outras. Turismo não se desenvolve sem investimentos e nossa cidade e interior têm muito a mostrar aos turistas, mas é preciso investir, planejar e fazer bons projetos. É preciso que este projeto seja visto como algo para os santa-cruzenses, quem irá gerar renda para toda a população e o Parque se tornará autossustentável com o tempo”, observa Harz.
O local foi escolhido porque a área é de propriedade do município – que tem mais de 50 hectares e boa parte não está em uso; foi um lote dos primeiros imigrantes; e fica no limite entre a área urbana e rural, no caminho de vários distritos, que poderão desenvolver também o turismo rural e outras atividades.
Em que pé está
A Prefeitura cedeu uma área de 5,2 hectares na entrada da Granja Municipal e repassou R$ 117.659 para a elaboração do Plano Diretor do Parque, num trabalho desenvolvido pelos engenheiros, arquitetos e turismólogos contratados pela empresa F&A Rovedder Engenharia e Arquitetura. O documento final foi encaminhado à Secretaria de Planejamento para aprovação.
Ainda foi instituída uma comissão Pró-Parque para ajudr a pensar e construir o melhor projeto possível, que é constituída, além da Amorlisc, pela Afubra, Sicredi, Sinditabaco, Assemp, Unisc, Aturvarp, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Rotary Cidade Alta, Secretaria Municipal da Agricultura, Paróquia Católica Santos Mártires das Missões e Paróquia Evangélica de Monte Alverne.
Notícias relacionadas
FOTOS: Procissão das Criaturas marca as ruas do Centro de Santa Cruz
Desfile temático foi realizado na noite deste sábado
Encantos de Natal chega ao Lisaruth Open Mall em dezembro
Programação natalina promete encantar os visitantes na Avenida Léo Kraether, nº 41, no Bairro Country
Abastecimento de água deve ser retomado durante a noite em Rio Pardo
Corsan está substituindo componentes elétricos que apresentaram falha na estação de bombeamento da Rua Francisco Alves
Vestibular de Verão da Unisc reúne estudantes de 12 estados brasileiros
Os cursos mais procurados foram Medicina, Medicina Veterinária, Direito, Psicologia e Biomedicina