Geral

Secretaria de Saúde quer prevenir contra leptospirose

5 de outubro de 2016
  • Por
    Luciana Mandler
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Arquivo Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Levantamento aponta que doença representa número expressivo de notificações

    A partir da próxima semana, o Conselho Municipal de Saúde, através da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (Cist) iniciará um trabalho de prevenção contra a leptospirose junto ao trabalhador rural. Segundo a enfermeira e conselheira Jaqueline Thier Müeller, dados levantados pelo Sistema de Informação em Saúde do trabalhador (Sist) entre 2012 e 2015 apontam que a incidência da doença é expressiva na área rural, onde de 64 notificações, 19 eram diagnóstico por leptospirose, atingindo em sua maior parte os próprios donos de propriedades.

    A ideia é realizar entre os meses de outubro e novembro, quando há maior incidência da doença, ações para conscientizar e orientar os produtores, a fim de que conheçam as causas e os cuidados que devem tomar para evitá-la. Entre as ações previstas está a participação em encontros realizados pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e grupos do interior – em que será entregue folder informativo, assim como na hora da retirada da bisnaga do protetor solar, também receberão folder sobre a leptospirose. 

    A enfermeira Jaqueline destaca ainda que, além de orientações sobre a leptospirose, os agricultores serão informados sobre os cuidados com as doenças de pele devido à exposição ao sol, bem como as doenças provocadas por esforços repetitivos, comuns no interior. “A leptospirose será o nosso foco, mas também estaremos conscientizando sobre as demais doenças, pois fazem parte da realidade daqueles que trabalham no interior”, pontua. Através da ação de conscientização, o município busca reduzir o número de casos.