Levantamento aponta que doença representa número expressivo de notificações
A partir da próxima semana, o Conselho Municipal de Saúde, através da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (Cist) iniciará um trabalho de prevenção contra a leptospirose junto ao trabalhador rural. Segundo a enfermeira e conselheira Jaqueline Thier Müeller, dados levantados pelo Sistema de Informação em Saúde do trabalhador (Sist) entre 2012 e 2015 apontam que a incidência da doença é expressiva na área rural, onde de 64 notificações, 19 eram diagnóstico por leptospirose, atingindo em sua maior parte os próprios donos de propriedades.
A ideia é realizar entre os meses de outubro e novembro, quando há maior incidência da doença, ações para conscientizar e orientar os produtores, a fim de que conheçam as causas e os cuidados que devem tomar para evitá-la. Entre as ações previstas está a participação em encontros realizados pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e grupos do interior – em que será entregue folder informativo, assim como na hora da retirada da bisnaga do protetor solar, também receberão folder sobre a leptospirose.
A enfermeira Jaqueline destaca ainda que, além de orientações sobre a leptospirose, os agricultores serão informados sobre os cuidados com as doenças de pele devido à exposição ao sol, bem como as doenças provocadas por esforços repetitivos, comuns no interior. “A leptospirose será o nosso foco, mas também estaremos conscientizando sobre as demais doenças, pois fazem parte da realidade daqueles que trabalham no interior”, pontua. Através da ação de conscientização, o município busca reduzir o número de casos.
Notícias relacionadas

Santa Cruz poderá contar com mão de obra de apenados em serviços públicos
Delegada da 8ª Delegacia Penitenciária Regional da Susepe visitou o prefeito Sérgio Moraes

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis
Agência determina ainda recolhimento dos produtos

Unisc faz entrega de material informativo em mais uma ação de combate à Dengue
A iniciativa atingiu, diretamente, mais de 600 pessoas moradoras ou que tenham comércio no entorno do campus de Santa Cruz

Associação Mulheres de Fibra busca fortalecer luta de pacientes com fibromialgia em Santa Cruz
Entidade foi criada em março deste ano