“Gente como a gente” é a série de vídeos que o Portal Arauto produziu com os candidatos a prefeito de Santa Cruz, Venâncio Aires, Rio Pardo e Vera Cruz
Francisco Carlos Smidt, 71 anos, mas Carlão, como é mais conhecido, é o apelido que ganhou no Exército, por onde ficou ao longo de 20 anos no serviço ativo. Mesmo sem saber o porquê do nome, reconhece que Francisco e Carlos são nomes santos, considera ele que está muito bem protegido. Em sua casa, no bairro Arroio Grande, ele recebeu a reportagem do Portal Arauto para falar de sua vida, lembranças e alegrias para a série “Gente como a Gente”, para que a comunidade conheça mais da personalidade, não da pessoa pública, mas do cidadão comum que se aproxima da comunidade.
Para Carlão, o que faz dele alguém comum é o lado humano. “Eu não vejo diferença entre as pessoas. Algumas tiveram mais oportunidades, outras se esforçaram mais, mas não vejo diferença”, destaca. Para ele, é motivo de realização estar cercado da família, reunir sempre que possível para o churrasco do domingo, passar horas na companhia do neto Joaquim e manter relação sólida com seus irmãos.

AVÓS CORUJAS COM O NETO JOAQUIM, A ALEGRIA DA CASA | GRUPO ARAUTO
Sua família de sangue, aliás, rende um capítulo à parte dessas lembranças. “Minha mãe era uma santa na terra, segurava as pontas sempre. Éramos oito irmãos, dois falecidos ainda crianças. Meu pai sofria do alcoolismo e onde tem alcoolismo na família acontece tudo que se imagina em discussão, briga, discórdia. E ela que segurava as pontas”, revela. Por conta disso, também, a infância foi muito difícil. Naquela época as mulheres ficavam mais cuidando dos filhos, se tinha dificuldade até de sustento. “Tanto que saí de casa aos 12 anos de idade com dois cestos de pastel na rua para ajudar a sustentar a família. A mãe fritava os pastéis e eu saía a vender, e minha alegria era voltar pra casa com tudo vendido”, emociona-se.
Carlão se mostra um cidadão que aprecia bons livros, especialmente aqueles que lhe tragam lições de crescimento pessoal. Para ele, um livro marcante é O monge e o Executivo por compartilhar aprendizados e reflexões.
Aliás, ele confessa que repete frequentemente alguns mantras, como buscar a excelência, a honradez, valorizar conselheiros e cultivar a generosidade. Como hobby, ainda que não seja segredo para ninguém, diverte-se ele, é jogar carta com os amigos, o que faz um bem para a cabeça. Ficou curioso em saber mais? Assista ao vídeo aqui.
A Cobertura das Eleições 2024 do Grupo Arauto tem o patrocínio de Tatiane Fortuna Bruxel, reumatologista e médica da dor, Lucas Bruxel, cardiologista, Viva Assessoria de Condomínios, Cedil Diagnóstico por Imagem, New Cars, Cuppini Autopeças e Serviços, Cosner Soluções em Infraestrutura de TI, Agro Fumigações, Sayonara Tur, Funerária Caminho da Paz e Lisaruth Open Mall.
Notícias relacionadas

Após a enchente avassaladora, o recomeço é com gratidão à vida
Patrícia e Felipe Bartz, com suas filhas Sofia e Sara, são sobreviventes da maior tragédia climática gaúcha. Eles perderam quase tudo, mas ganharam nova chance de viver

Família buscou na Tailândia a esperança de um novo futuro para Lorenzo
Tratamento com células-tronco foi realizado depois que casal organizou campanha para arrecadar doações para viabilizar viagem

Um renascimento amparado pela fé
A vera-cruzense Eveline Schmitt dos Santos ganhou uma nova chance após sofrer um aneurisma, transformou sua vida e reforçou a importância da oração

Fernanda, Lisandra e Maria Fernanda: protagonistas na busca pela justiça e segurança
Em Vera Cruz, essas mulheres são referências como Juíza de Direito, Delegada de Polícia e Promotora