Sistema quer eliminar filas no Posto de Saúde Central e Espaço Mamãe Criança, em Vera Cruz
Fila agora é coisa do passado. Foi lançada nesta quarta-feira (5) a campanha para agendamento das consultas de clínica geral, pediatria e ginecologia no Posto de Saúde Central e no Espaço Mamãe Criança de Vera Cruz. A ação quer eliminar as filas de pacientes à espera de fichas, deixando a distribuição das senhas apenas para casos de emergência e que necessitem de atendimento imediato. "Não queremos que idosos, mamães com bebês no colo e a comunidade em geral fiquem horas esperando por um atendimento que pode ser agendado", explica a secretária Municipal de Saúde, Eliana Giehl. Para isso, a titular da pasta pede a conscientização da população. "Precisamos do comprometimento de agendar e comparecer à consulta", frisa.
A iniciativa vai funcionar através do telefone 996 500 273. É possível ligar ou mandar mensagem pelo WhatsApp, das 7h30min às 11h30min e das 12h30min às 14 horas. Dois funcionários são responsáveis pelo agendamento. Na hora do contato é preciso ter em mãos o cartão SUS. É preciso comparecer ao local da consulta com pelo menos 15 minutos de antecedência e apresentar o cartão SUS. Em caso de não poder comparecer, é preciso avisar com 24 horas de antecedência. O não comparecimento sem aviso prévio impede o reagendamento por seis meses.
Para situações que não podem esperar, o Posto de Saúde Central e o Espaço Mamãe Criança distribuem fichas às 7 horas, para atendimentos pela manhã, e às 12h30min, para a tarde. Moradores de áreas de unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESFs) só podem fazer agendamento para pediatria e ginecologia. Para outras consultas médicas devem procurar o posto ESF.
O prefeito Guido Hoff frisou que o único obejtivo da campanha é atender melhor a população. "Não duvidem se eu aparecer no posto às 5 horas da manhã e convidar para levar para casa quem pode ter uma consulta agendada", disse o Chefe do Executivo. Hoff enalteceu que o trabalho de equipe e integrado entre os poderes Executivo e Legislativo possibilitaram outros avanços, como o plantão pediátrico junto ao Hospital Vera Cruz, lançado no dia 3 de maio. O serviço já atendeu quase 600 crianças.
Relembre: Vera Cruz terá plantão pediátrico e novo centro cirúrgico
Para a campanha de agendamentos, o Município produziu um clipe e materiais impressos de divulgação. O clipe com um jingle cantado por crianças do coral infantil do município em breve será disponibilizado para veiculação nas redes sociais e compartilhamentos. O jingle também será destinado para veiculação em rádio. Os impressos, folderes e cartazes, visam divulgar a forma de agendamento e o número para contato: 996 500 273.
Notícias relacionadas
Rio Pardo planeja programa de regularização fundiária
Demanda por moradias após a enchente reforça déficit habitacional já existente e mobiliza Governo Municipal
Mulheres assumem o comando dos Bombeiros Voluntários de Sobradinho
Medida estará em vigor até o dia 7 de janeiro, durante o período de férias do presidente e comandante operacional, e do subcomandante
Loteamento Imigrante 2 festeja o Natal e pede pavimentação de presente
Moradores justificam que local é dos poucos que ainda não recebeu asfalto ou calçamento nas suas ruas
Torcida Organizada – Arauto News – 23/12/2024
Vitória do União Corinthians e o Grêmio ainda em busca de treinador. / Participantes: Nícolas da Silva, Luciano Almeida, Sandro Viana, Bianca Mallmann, Kássia Machado e André Linck