Solenidade vai ocorrer no dia 7 de maio e reconhecerá 15 moradores do município
A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires fará uma sessão solene durante a 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). No dia 7 de maio, 15 pessoas serão agraciadas com o título de cidadão venâncio-airense.
A homenagem busca reconhecer os moradores, que apesar de não serem naturais do município, realizam ações em prol da Capital do Chimarrão. Cada parlamentar realizou a indicação de uma pessoa. As propostas foram analisadas, votadas e aprovadas durante sessões ordinárias do Legislativo.
Conheça os agraciados:
Ezequiel Stahl (PL) propôs homenagem a Anderson Antônio Dick. Natural do Vale Verde, Dick, de 42 anos, chegou a Capital do Chimarrão aos 18 anos para trabalhar como safrista. Entre os anos de 2003 e 2004 passou a ser orientador agrícola. Após diversas experiências profissionais, inclusive fora do Brasil, no final de 2019 fundou uma empresa que faz a distribuição insumos agrícolas em Venâncio Aires e também na região.
Nelsor Battisti (PSD) vai reconhecer Rogério Azevedo da Rosa. Nascido em Cachoeira do Sul, em 16 de julho de 1968, Rosa se mudou para Venâncio Aires em janeiro de 2005, quando foi transferido para atuar no Senai do município. No local, ele trabalhou até 2016. Atualmente é empresário no ramo de educação infantil e trabalha como voluntário no Rotary Clube Chimarrão.
Alberto Sausen (Podemos) propôs título de cidadão venâncio-airense para Bento Jesus Dornelles Cunha. Natural de São Borja, onde nasceu em 1980, Cunha se mudou para a Capital do Chimarrão em 2005. Passou a trabalhar em empresa fumageira e depois na Metalúrgica Venâncio, onde segue até os dias atuais.
Gerson Ruppenthal (PDT) vai homenagear Kelen Dewes. Com 52 anos, ela nsceu em Encantado, mas ainda bebê foi com a família para Flor da Serra, no Paraná. Retornou ao Rio Grande do Sul em 1982, aos 10 anos. Formanda em direito, exerce atividade de administração financeira em um escritório de advocacia no município, além de ser assessora parlamentar no Legislativo de Venâncio Aires. É integrante do Rotary Chimarrão e tem forte ligação com o Tradicionalismo Gaúcho, sendo associada ao CTG Chaleira Preta.
Everton Dias (PDT) vai reconhecer Alan Fernando Flores da Rosa. Natural de Cachoeira do Sul, Rosa se mudou para Venâncio Aires em 2001. Ingressou na Prefeitura de Venâncio Aires durante o período da pandemia de Covid. Desde então, segue atuando no serviço público municipal. Atualmente ocupa o cargo de Secretário de Saúde de Venâncio Aires.
Claidir Kerkhoff (Republicanos) propôs o título a Ubiratan Carini Castro. Natural de Bento Gonçalves, Bira, como é conhecido, se mudou com a família para Vale Verde quando tinha dez anos. Em 2000 mudou-se para Venâncio Aires para trabalhar em uma empresa do ramo de embalagens, onde permaneceu por dez anos até migrar para o ramo de vendas. Em 2023 passou a acumular o cargo de assessor parlamentar. Durante a enchente de maio de 2024 auxiliou e resgatou mais de 200 pessoas na Capital do Chimarrão e também no município vizinho de Cruzeiro do Sul.
Eligio Weschenfelder (PSB) homenageará Ilga Flondina Kist. Nascida em 1931, em Capão da Cruz, no interior de Santa Cruz do Sul. Em 1961, ela, o marido e os filhos se mudaram para Venâncio Aires. No município, ela começou a trabalhar como merendeira na Escola Estadual Wolfram Metzler, onde se tornou uma figura materna para muitos estudantes internos. Após, foi transferida para o educandário Cônego Albino Juchem, onde se aposentou na década de 90.
Eduardo Luft (PDT) propôs o reconhecimento a Anderson Shossler. Xiló, como é conhecido, nasceu em 1987 em Cruzeiro do Sul e estabeleceu residência na Capital do Chimarrão em 2001. Desde 2003 mora em Vila Mariante, no interior do município. Empresário e líder comunitário na região, iniciou sua trajetória como cortador de gramas, até que em 2008 abriu o próprio estabelecimento comercial.
Luciana Regina Scheibler (PDT) vai homenagear o médico Jesus Afonso Pellegrini do Couto. Natural de Rio Grande, o profissional, a partir de um convite, se mudou para Venâncio Aires em 1985. Na cidade constituiu consultório e ingressou, após um tempo, no corpo clínico do Hospital São Sebastião Mártir. Também atuou no município de Mato Leitão. Mantém um consultório em Venâncio Aires ao lado da esposa, Daniela.
Diego Wolschick (Progressistas) irá reconhecer Marcelo Farinon. Nascido em Sobradinho, em 1981, fixou residência na Capital do Chimarrão em 2007, quando passou a trabalhar no Hospital São Sebastião Mártir. Em 2023 assumiu como presidente da Casa de Saúde. Além disso, faz parte de diretoria do HSSM desde 2019.
Gilberto dos Santos (MDB) vai conceder título de cidadão venâncio-airense para João Carlos da Silva Santarem. Natural de Gramado Xavier, na região da Serra, se mudou para Venâncio Aires em 2006, buscando melhores condições de vida e novas oportunidades para sua família. Além das atividades na agricultura que mantém em sua propriedade, Santarem participa da comunidade local, colaborando na comunicação da Linha Mangueirão como membro do conselho da diretoria. Também é envolvido no futebol veterano da região.
Sandra Silberschlag (Progressistas) propôs homenagem para a médica Fernanda Camara Lopes. Nascida em Palmeira das Missões, Fernanda fixou residência na Capital do Chimarrão há 15 anos. Após se formar em medicina, passou a atuar no município em um consultório e também no Hospital São Sebastião Mártir. Além disso, atualmente atua no Centro Especializado de Atendimento Materno e Infantil (Cemai).
Nilson Lehmen (MDB) vai reconhecer Marione Inês Reckziegel. Desde jovem, Marione se destacou no cenário cultural, participando de festivais de música, carnaval e até mesmo no teatro, onde iniciou sua trajetória profissional em 1982. Entre os projetos arquitetônicos desenvolvidos para o município estão o Pórtico da Cidade e o Ginásio Poliesportivo no Parque do Chimarrão.
Jeferson Schwingel (Progressistas) propôs título venâncio-airense para Adriano Reginatto. Natural de Relvado, que na época era distrito de Encantado, Reginatto veio para Venâncio Aires em 1997. Empresário atuante, construiu sua carreira junto à família na administração de um posto de combustível. Além disso, participa ativamente de clubes de serviço e entidades da sociedade civil.
Notícias relacionadas

Vereador leva bolo de aniversário à tribuna e destaca falta de legislação sobre poluição sonora
Alimento simbolizava o aniversário de uma audiência pública realizada no ano passado, que discutiu o tema e que ainda não resultou em mudanças concretas

Presidente do Legislativo dá detalhes sobre suspensão de servidor em Santa Cruz
Penalidade foi determinada pela Secretaria de Administração e Gestão no final da semana passada

Após fechamento há quase um ano, posto dos Correios é reaberto em Monte Alverne
Local retomou o atendimento à população, que vinha enfrentando dificuldades para o recebimento de correspondências e encomendas

Oito projetos são aprovados na sessão dessa segunda-feira
Essa foi a primeira reunião que serviu como teste para o horário das 18h