Município quer autorização para instalar semáforo, já Estado projeta outras alternativas
Os constantes acidentes e congestionamentos no trevo do Kaempf, como é conhecido o ponto de entroncamento da RSC-471 com a RSC-287, mobilizaram a Prefeitura de Santa Cruz do Sul a buscar uma solução definitiva para trecho.
Em negociações desde o início do ano, o município solicitou ao Estado a autorização para instalar um semáforo no trevo. Segundo o Secretário de Transportes de Santa Cruz do Sul, Gerson Vargas, o primeiro documento foi enviado ao Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) em setembro do ano passado. Uma comitiva chegou a se reunir com o Secretário de Transportes do Rio Grande do Sul, Pedro Westphalen em março deste ano, e saiu com a promessa de agilidade na decisão a ser tomada. O projeto do município aponta para a colocação de quatro semáforos, semelhante ao instalado no trevo do Maxxi Atacado, na BR-471. "Na mesma semana que liberarem nós iniciaremos a instalação. Já temos o equipamento em mãos", disse Vargas.
Em contrapartida, o diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Nélson Lídio Nunes, afirmou em entrevista ao Portal Arauto que é praticamente impossível o projeto ser autorizado. "Temos que ter cuidado. Em uma rodovia de intenso trafégo como a RSC-287 não é recomendável colocar semáforos, formaria congestionamentos enormes e não eliminaria o risco de óbitos", salienta.
Grande rotatória pode ser solução
Nunes salientou que um estudo para o trevo está em fase de andamento e ainda não tem prazo para ser concluído. "Uma grande rotatória seria a melhor alternativa, mas também são estudadas a colocação de pardais ou até mesmo lombadas", finaliza.
Moradores reivindicam
Durante vistoria nas obras do viaduto Fritz e Frida, uma comitiva da comunidade de Rio Pardinho procurou o diretor-presidente da EGR para falar sobre os constantes acidentes no trevo. Um documento com o relato de um acidente ocorrido no local foi entregue pelo líder comunitário de Rio Pardinho, Hardi Panke. Panke definiu a situação como insustentável e chamou o trevo que dá acesso à Unisc e a localidade de Rio Pardinho como o "trevo da morte".
Notícias relacionadas

Vera Cruz forma 83 alunos nos cursos do Programa RS Qualificação
Iniciativa buscou ampliar as oportunidades de emprego e renda para a comunidade, por meio da capacitação profissional gratuita

Mãe…
Ela te ensinou a dar os primeiros passos. Te ensinou a dizer as primeiras palavras. E, mesmo quando você se esqueceu de como falar, foi ela que entendeu o que você precisava, sem você precisar dizer nada. Ela te cobriu…

Contribuintes de Vera Cruz têm até segunda para pagar IPTU com desconto
Os carnês já foram distribuídos, mas quem ainda não recebeu pode retirar no Departamento de Arrecadação

Transbordamento bloqueia os dois sentidos da RSC-287 em Novo Cabrais
Desvio feito pela concessionária foi encoberto pelo Arroio Barriga; ERS-409 e RSC-153 também têm pontos críticos