Em sala de aula, ela foi alfabetizadora, professora de séries iniciais e ensino médio
Conforme estabelece o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determina o prazo de afastamento da função de secretário seis meses antes do pleito, no caso, 6 de abril, para os que pretendem concorrer a uma vaga no Poder Legislativo nas eleições de outubro, nessa sexta-feira (5), a prefeita Helena Hermany nomeou a nova Secretária de Educação. Assume a pasta a professora Asta Neusa Tornquist, representante do PDT, em substituição a Wagner Machado, que estava na função desde outubro de 2022.
LEIA TAMBÉM: Combate ao Aedes: Centro e Higienópolis recebem a primeira etapa do fumacê
O ato ocorreu no Salão Nobre do Palacinho e contou com a presença de dirigentes e filiados do partido, secretários municipais , vereadores e familiares da nova secretária.
Em seu pronunciamento, a prefeita Helena Hermany, inicialmente, agradeceu Wagner Machado por conduzir a pasta até então. “Quero deixar um agradecimento pelo teu trabalho, Wagner. Teu desempenho como secretário teve um envolvimento muito grande, de muita preocupação em fazer o melhor pela educação. Meu muito obrigado”, reconheceu.
Na sequência, a prefeita se disse satisfeita pelo fato de a educação continuar com o mesmo partido. “Eu gosto do PDT, porque é um partido que tem gente aguerrida, tem gente que luta, trabalha e levanta a bandeira, e nada mais coerente do que esse partido para seguir na educação”, frisou.
Ao final, Helena dirigiu-se à nova secretária e desejou sucesso. “A pasta de educação não poderia estar em melhores mãos, do que nas mãos de uma educadora e professora. Desejo, Asta, que sejas muito feliz aqui conosco, que aqui tenhas um lugar que se sinta bem, porque competência, com certeza, não te falta”, disse.
Para o presidente do PDT santa-cruzense, Nilo Rubi Barboza, Asta foi uma escolha unânime no partido. “Ela é uma pessoa que está sempre na linha de frente e sempre trabalhou pela comunidade. Ela tem em seu DNA o trabalhismo e é um nome escolhido por unanimidade”, declarou.
O vereador do PDT, Bruno Faller, também se manifestou. “O compromisso do partido, desde sua fundação, é com a educação. Tenho certeza da responsabilidade da nossa representante, e a prefeita Helena pode ter certeza de que a Asta vai trabalhar dentro das diretrizes do governo municipal”, garantiu.
Em sua fala, a nova secretária agradeceu a indicação do partido. “É com muita alegria que estou aqui hoje, como indicada pelo partido. Sei que a responsabilidade é grande, mas já transitei por todos os níveis de educação no município e sei do empenho dos colegas educadores em fazer uma educação de qualidade em Santa Cruz. Agradeço ao secretário anterior pelo trabalho e farei o possível para dar sequência e cada vez mais continuar a melhorar a educação de Santa Cruz”, disse ela.
Histórico
Natural de Santa Cruz do Sul, Asta Neusa Tornquist é graduada em Ciências Biológicas, com pós-graduação em Gestão e Orientação Educacional, e atuou como diretora de escola de educação infantil e de ensino fundamental.
Em sala de aula, foi alfabetizadora, professora de séries iniciais e ensino médio. Também atuou como professora na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem passagem pela Secretaria Municipal de Educação do município de Vera Cruz, onde coordenou o Programa Primeira Infância Melhor (PIM).
Notícias relacionadas

Com investimento de R$ 2,4 milhões, governo conclui obras em nove escolas estaduais
EEEF Professora Marieta Ribeiro de Almeida, em Cachoeira do Sul, está entra as contempladas

Sinimbu abre inscrições para o Programa Família Acolhedora
Pessoas interessadas em oferecer lar temporário a crianças e adolescentes podem se cadastrar

Advogada alerta para prejuízos causados por descontos não autorizados no INSS
Jane Berwanger revelou preocupação das entidades não terem condições de arcar com a restituição

Nível do Rio Pardinho começa a baixar em Santa Cruz
Volume de chuvas fez o rio transbordar na região dos Navegantes, no Bairro Várzea