Café empresarial ocorreu nesta quinta-feira (5)
Um café empresarial reuniu na manhã desta quinta-feira (5), empresas da região dos Vales do Rio Pardo e Taquari, no auditório da TecnoUnisc, para o debate do tema gerenciamento de resíduos sólidos. O evento foi promovido pela Tekann Mobile Solutions e pela meuResíduo, com o objetivo de debater a correta gestão das empresas aos seus materiais.
Entre os palestrantes esteve o engenheiro ambiental Robson Wendel, da empresa Conifera Engenharia de Meio Ambiente, que abordou o tema Gestão de Resíduos: obrigações e oportunidades. Segundo ele, um plano de gerenciamento de resíduos traz para as empresas uma série de oportunidades. “A segregação do gerenciamento de resíduos faz a gente olhar para toda a linha de produção e pensar se o que estamos descartando é uma sobra ou desperdício na empresa. Assim, pode-se tornar Departamento de Meio Ambiente um setor de soluções práticas e não de más notícias”, apontou.
Também participou do debate o representante da Fundação Estadual de Proteção Ambientaln (Fepam), Adriano André Lange Delci, que apresentou o sistema de Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) online, que será expedido desta forma, a partir do final deste mês de abril. Segundo ele, a funcionalidade será importante para facilitar a emissão dos documentos pelas empresas.
O diretor da Tekann Mobile Solutions, Alison Mann apresentou a plataforma meuResíduo. Trata-se de um sistema integrado (web e mobile) de apoio no gerenciamento de resíduos, coleta com a opção de registro fotográfico, transporte, organização de rotas, armazenamento, mapeamento e geolocalização da coleta e destinação final.
A funcionalidade do software está na integração de sistemas operacionais existentes, além de emitir relatórios legais e administrativos, ainda permite o gerenciamento e cumprimento de metas internas de redução da geração de resíduos e de custos por setores da empresa, controle de estoques e armazenamentos. Ainda garante o rastreamento da destinação dos resíduos gerados. O meuResíduo é uma empresa focada em soluções de tecnologia para área ambiental sediada no TecnoUnisc, que passa a atender empresas que necessitam deste tipo de serviço.
“Estamos colocando este novo sistema no mercado, apostando numa funcionalidade importante para as empresas na área de gerenciamento de resíduos”, explicou Alison. Uma equipe especializada gastou quase 20 mil horas para conceber esta plataforma.
Notícias relacionadas
Profissional alerta para cuidados com animais peçonhentos em função das altas temperaturas
Biólogo explica comportamentos de aranhas, mosquitos, cobras e outros animais nesta época do ano
MPRS recomenda anulação de licença prévia para construção do Parque Cultural Gaúcho
O projeto do empreendimento está localizado em macrozona rural do Município de Arroio do Meio, compreendida como Zona Especial de Proteção Ambiental
Vacinação em massa contra dengue não ocorrerá em 2025
Previsão do Butantan é fornecer um milhão de doses neste ano
Em Mato Leitão, Prefeito anuncia novos asfaltamentos
O projeto na rua Jacob Bohn é de 184,82 metros e o da Rua das Hortênsias (defronte a Decoluz) totaliza 121,67 metros