Celebração também simboliza a abertura da Campanha da Fraternidade, que tem como tema neste ano Fraternidade e Ecologia
O bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, dom Itacir Brassiani, celebra missa da Quarta-feira de Cinzas (5), às 18h15min, na Catedral São João Batista. Na Igreja Católica, a data marca o início da Quaresma. A celebração também simboliza a abertura da Campanha da Fraternidade, que tem como tema neste ano Fraternidade e Ecologia.
Bispo emérito Aloísio Alberto Dilli falou sobre a importância da data durante participação na Arauto News 89,9 FM. De acordo com o líder religioso, a Quarta-feira de Cinzas é um dia penitencial e, ao longo dele, os cristãos manifestam o desejo pessoal de conversão a Deus. A liturgia conserva elementos tradicionais, como a imposição das cinzas durante a celebração da Santa Missa e o jejum, a abstinência de algum alimento, especialmente carnes.
Segundo o bispo, as cinzas abençoadas, colocadas sobre a cabeça, simbolizam humildade e recordam a fragilidade da vida humana. Esse gesto reforça a reflexão sobre a necessidade de conversão e mudança de vida. “É um tempo de aprofundar a fé e essa comunhão com Deus. O jejum e as cinzas são para dar conta de que nossa vida é passageira. Somos peregrinos no mundo e estamos caminhando para vida eterna”, destacou.
Aloísio Alberto Dilli refletiu também sobre o tema que foi proposto para o ano. “Frater, no latim, significa irmão e a palavra ecologia integral quer colocar esse sentido de fraternidade amplo. Em primeiro lugar, fraternidade com a pessoa humana. O irmão respeita a dignidade do outro. [….] fraternidade com as pessoas e com todas as criaturas. Esse é o aspecto importante de termos um relacionamento fraterno com todas as criaturas”, disse.
Notícias relacionadas

Conexão News realiza quarta edição durante a 17ª Fenachim
Programa foi transmitido ao vivo das 14h às 16h

Aposta feita em Santa Cruz fatura mais de R$ 33 mil na quina da Mega-sena
Bilhete está entre os 77 jogos premiados na faixa da Quina em todo o Brasil

“Nada vai acontecer antes de sentarmos juntos”, garante secretário estadual sobre acessos na RSC-287
Secretário Pedro Capeluppi participou de reunião na Prefeitura para ouvir demandas da comunidade e discutir ajustes no projeto executivo da duplicação da rodovia

Prefeitura de Santa Cruz capacita assistentes de apoio escolar para atuação com alunos com deficiência
Qualificação inclui diversos temas, como as atribuições do cargo, a Lei Lucas, primeiros socorros e alimentação