Geral

Projeto prevê reposição de árvores para reflorestamento urbano

Publicado em: 05 de março de 2018 às 12:47 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 20:37
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    A ação está prevista para ocorrer entre os meses de maio e agosto

    Em visita ao Horto Municipal, na tarde deste domingo (4), o prefeito de Santa Cruz dio Sul, Telmo Kirst anunciou um projeto que tem por objetivo o plantio de árvores nativas em canteiros vazios do perímetro urbano. A iniciativa de reflorestamento deverá funcionar em forma de mutirões com servidores da Prefeitura e também em parceria com a comunidade. A ação está prevista para ocorrer entre os meses de maio e agosto, período mais adequado para o bom desenvolvimento das plantas.

    A Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Urbanos (Setsu), que coordena o horto, será responsável pelo fornecimento das espécies, que deverão ser adequadas ao espaço público. Espécies impróprias podem causar danos à integridade física das pessoas, problemas na rede elétrica, em tubulações de água e esgoto, nas calçadas, entre outros. Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semmas) prestará orientações aos moradores sobre como fazer o plantio. Atualmente o horto possui cerca de 30 mil mudas, dentre espécies exóticas e nativas. 

    De acordo com a assessora de Desenvolvimento de Políticas Ambientais do Gabinete do Executivo Municipal, bióloga Daniela Silveira, o plantio de exóticas invasoras é proibido pela legislação, devendo ser respeitado o percentual mínimo de 70% de árvores nativas para promover a biodiversidade. “O município dispõe de um Plano Diretor de arborização urbana que regula o plantio de árvores, tanto na calçada como nas propriedades particulares. É preciso fazer o plantio correto para que não hajam futuros prejuízos aos equipamentos públicos e também para respeitar a biodiversidade”, explicou ela. 

    Em Santa Cruz do Sul, a arborização do passeio público é norteada pela Lei Municipal nº 6.447/12, que estabelece as normas de manejo, proteção e conservação das formações vegetais. Interessados em aderir ao projeto podem entrar em contato com a Prefeitura, pelo WhatsApp (51 9 8443 0312), fornecendo nome, endereço e telefone, ou ligar diretamente para a Semmas, no 51 3902 3611.

    Para o prefeito Telmo Kirst, quem ganha com o projeto é a comunidade que terá uma cidade mais verde, mais arborizada e mais bonita. Além de sombra, a arborização urbana contribui para a redução da poluição atmosférica e para a manutenção de temperaturas mais amenas. Também participaram da visita ao horto, os secretários municipais de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Vanir Ramos de Azevedo, de Transportes e Serviços Urbanos, Gérson Vargas, e de Comunicação, Régis de Oliveira Júnior. 

    Limpeza

    A fase que antecede o plantio será de limpeza das árvores já existentes. Os trabalhos ficarão aos cuidados da Central de Serviços, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Urbanos (Setsu). O objetivo é eliminar parasitas, como a erva-de-passarinho, que rouba os nutrientes da planta, fazendo com que ela perca a vitalidade e enfraqueça. O serviço está previsto para começar nos próximos dias.