Geral

Paróquia Santa Teresa completa 80 anos

Publicado em: 05 de março de 2017 às 08:41 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 13:00
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Paróquia agrega 23 comunidades e núcleos, que reforçam a vida cristã em todo município

    Uma data histórica para Vera Cruz. Dia 5 de março, domingo, a Paróquia Santa Teresa completa 80 anos. A trajetória acaba se misturando, se confundindo com o desenvolvimento local. Foi no dia 5 de março de 1937 que o arcebispo D. João Becker empossou o vigário José Becker e o coadjutor, padre Reinaldo Rech. Nos documentos armazenados na Paróquia, como o Livro Tombo e os livros de atas, nota-se a dedicação e o esforço que envolvem essa história de religiosidade católica em Vera Cruz. 

    A história conta que a Comunidade Católica Santa Teresa, fundada em 27 de março de 1900, estava organizada com uma igreja ampla – cuja construção iniciou em 1923 e a inauguração ocorreu em 1929 – além de uma escola e uma casa para moradia do padre. Foi então que se deu início à concepção de uma paróquia. O então arcebispo D. João Becker baixou o decreto, em 20 de janeiro de 1937, criando a Paróquia Santa Teresa, que abrangia Villa Thereza, Albardão e Trombudo. Mais tarde, em 5 de março do mesmo ano, em visita pastoral, o Arcebispo empossou o novo vigário e o coadjutor. Desta forma foi crescendo a participação da comunidade e com a vinda dos padres, que têm construído a história de fé junto da paróquia, houve o fortalecimento da igreja em Vera Cruz.  Hoje, a Paróquia Santa Teresa agrega 23 comunidades e núcleos, que reforçam a vida cristã em todo município.

    Reforma
    Desde a segunda quinzena de janeiro, a Igreja Matriz está fechada para obras. A substituição do forro e a pintura interna estão sendo executadas pela Teccon Engenharia e Tecnologia, de Santa Cruz do Sul. Além dos cupins, o forro de madeira estava sofrendo com o desgaste natural devido ao tempo de existência. Além disso, o projeto prevê a colocação de gesso acartonado no forro na parte inferior do coro (situado no segundo piso),  que dará mais modernidade. Neste período de obras as missas estão sendo realizadas na Comunidade  Nossa Senhora Aparecida, da Esquina Koelzer. As atividades na Igreja Matriz serão reiniciadas no dia 11 de março.