Geral

Santa Cruz terá ações de prevenção ao câncer de colo de útero

Publicado em: 05 de fevereiro de 2025 às 19:33
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz do Sul
  • Foto: Divulgação / Prefeitura de Santa Cruz
    compartilhe essa matéria

    Iniciativa será realizada em parceria da Apcolu e Administração Municipal

    A Associação de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero (Apcolu) e a Prefeitura de Santa Cruz do Sul vão estar unidas a partir de agora para divulgar ações de prevenção ao câncer de colo de útero, terceiro tumor mais frequente na população feminina do Brasil. O foco será o incentivo à vacinação de crianças e adolescentes e à realização de exames de prevenção para diagnóstico e tratamento precoce desse e de outros cânceres transmitidos pelo vírus HPV.

    O tema foi tratado na tarde desta terça-feira, dia 5, durante visita da presidente da entidade, médica ginecologista Denise Müller ao Executivo Municipal. Em reunião com o prefeito Sérgio Moraes, intermediada pela secretária municipal de Desenvolvimento Social e Inclusão, a primeira dama Fátima Alves da Silva, e que contou também com a presença do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Rabuske, Denise apresentou o Projeto A Polonese da Apcolu, nome dado em alusão à dança da integração.

    Em 2024, com o apoio da Câmara de Vereadores, o projeto passou pelas 18 escolas estaduais de Santa Cruz do Sul e envolveu mais de 1,4 mil estudantes com idades entre 13 e 14 anos, que após conhecerem a iniciativa atuaram como multiplicadores de informações junto às suas famílias. Também as famílias de alunos de 9 a 14 anos foram incentivadas a vacinar seus filhos.

    Em Santa Cruz do Sul a ideia agora é introduzir a iniciativa também na rede municipal de ensino, com vistas a aumentar a cobertura da vacinação contra o vírus Papiloma Humano (HPV) e sair em busca das populações mais vulneráveis. Para essa tarefa, a associação vai contar com a colaboração da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Inclusão, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde. A primeira ação prevista é o Março Lilás, mês de conscientização para prevenção do câncer de colo de útero.

    Denise destacou que a vacina de prevenção ao HPV é ofertada gratuitamente pelo SUS e que é preciso levar mais informação às pessoas. Segundo ela, o trabalho feito na rede estadual de ensino, fez triplicar o número de vacinas no município. Nos próximos dias as secretarias vão planejar ações para serem desenvolvidas no decorrer do mês da Mulher e, de modo contínuo, durante todo o ano.