Especialidades como oftalmologia, por exemplo, registraram 17 faltas no mês, enquanto mais de 500 pessoas aguardam na fila por uma consulta
O município de Vera Cruz enfrenta um crescimento preocupante na quantidade de pacientes que não comparecem às consultas médicas agendadas, prejudicando tanto os profissionais de saúde quanto os pacientes que aguardam atendimento. São mais de 100 ausências registradas no primeiro mês do ano, se somadas unidades e especialidades. Somente em janeiro de 2025, foram registrados, nas referências do Estado, 35 casos de faltas em consultas com especialistas. Um aumento de 18 ausências em comparação ao mesmo período de 2024.
Nas unidades do município, o cenário também preocupa. No Posto Central foram 51 ausências em consultas médicas somente em janeiro, além de outras 27 faltas em consultas marcadas nos prestadores conveniados, contratados pelo município para suprir as necessidades de atendimento médico gratuito: clínica médica PróVida (13) e Iluminare (14). O problema se agrava quando se observa que muitas dessas consultas são ocupadas por pacientes que, após passarem pelo acolhimento na unidade de saúde, não comparecem aos atendimentos agendados para o mesmo turno.
Além do impacto no fluxo de atendimento, os prestadores de serviço também são prejudicados, visto que permanecem à disposição aguardando os pacientes que simplesmente não comparecem. Especialidades como oftalmologia, por exemplo, registraram 17 faltas no mês, enquanto mais de 500 pessoas aguardam na fila por uma consulta.
Para conter esse problema, o governo de Vera Cruz está retomando a assinatura do Termo de Responsabilidade e Compromisso de Comparecimento. Dessa forma, pacientes que não comparecerem às consultas sem justificativa relevante, serão recolocados para o final de espera.
Outro desafio enfrentado pelas unidades de saúde é a resistência de alguns pacientes em seguir o fluxo de atendimento do SUS. Trata-se das agendas de procedimentos para resolução de demanda simples, previstas em protocolo, como renovação de receitas para pessoas com condições crônicas, condições clínicas estáveis ou solicitação de exames para o seguimento de linha de cuidado bem definida, conforme cita a Política Nacional de Atenção Básica (PINAB, 2017). De acordo com a Secretaria de Saúde de Vera Cruz, muitos pacientes não aceitam agendar consultas para datas futuras e acabam negando o atendimento após o acolhimento (prática de abordagem preliminar, feita pela equipe de enfermagem no momento da triagem), mesmo quando há possibilidade de serem encaminhados para outras unidades com vaga disponível.
O secretário municipal de Saúde, Luiz Alberto Freitas, destaca a importância da conscientização da população sobre o tema. “Nosso objetivo é garantir que o atendimento chegue a quem realmente precisa. Quando um paciente falta sem aviso, tira a oportunidade de outra pessoa ser atendida. Precisamos do compromisso de todos para que o sistema funcione de forma justa e eficiente. Estamos retomando medidas para reduzir essas ausências e contamos com o apoio da comunidade.”
A Administração Municipal reforça o pedido de colaboração da população e orienta que, em caso de impossibilidade de comparecimento, os pacientes informem com antecedência para que a vaga seja disponibilizada a outro usuário do sistema de saúde.
Notícias relacionadas
![Grêmio e Inter de olho no clássico e Avenida buscando recuperação no Gauchão](https://portalarauto.com.br/wp-content/themes/portalarauto/images/placeholder-arauto.png)
Grêmio e Inter de olho no clássico e Avenida buscando recuperação no Gauchão
Programa esportivo da Arauto News 89,9 FM contou com a participação de Nícolas da Silva, Kássia Machado, Cristiano Silva, André Linck, Luciano Almeida e Bianca Mallmann
![Gilson Becker assume vice-presidência da Associação Gaúcha de Consórcios Públicos](https://portalarauto.com.br/wp-content/uploads/2025/02/IMG_8780-1200x900.jpeg)
Gilson Becker assume vice-presidência da Associação Gaúcha de Consórcios Públicos
Presidente do Cisvale tomou posse na manhã desta quarta-feira (5). Meta é ampliar a relevância dos consórcios e o protagonismo regional na área
![Secretaria da Saúde alerta sobre os sintomas causados pelo calor extremo](https://portalarauto.com.br/wp-content/uploads/2025/02/2149456752-1200x800.jpg)
Secretaria da Saúde alerta sobre os sintomas causados pelo calor extremo
Populações mais vulneráveis como crianças e idosos são as de maior risco com as altas temperaturas
![Reforço na segurança do campus da Uergs em Santa Cruz será pauta de reunião](https://portalarauto.com.br/wp-content/uploads/2024/08/uergs-santa-cruz.jpg)
Reforço na segurança do campus da Uergs em Santa Cruz será pauta de reunião
Estudantes e professores relatam a ocorrência de episódios graves, como tiroteios e casos de estupro na área