Espécie é classificada como "vulnerável" pela União Internacional para a Conservação da Natureza
Um gato-do-mato foi encontrado morto, na manhã desta segunda-feira (5), após ser atropelado na ERS-409, próximo ao Lago Prefeito Telmo Kirst, conhecido como Lago Dourado. O corpo estava no lado direito da rodovia para quem segue no sentido Vera Cruz-Santa Cruz.
LEIA TAMBÉM: Caso de vereador que chamou policial de assassino vira processo judicial
A espécie é classificada como vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza. Ela enfrenta ameaças como a perda de habitat, atropelamentos, caça e doenças transmitidas por animais domésticos.
“Quando a gente se depara com uma situação dessa, se entristece. Não é só na 409, a BR-471 também é palco dessas tragédias ecológicas. A gente se depara diariamente com esses atropelamentos”, disse um ciclista que utiliza o trecho para prática da atividade física.
Esse incidente ocorre algumas semanas após um atropelamento de capivara na mesma rodovia, no trecho de Vera Cruz. A capivara, cuja presença é comum em ambientes próximos a rios e áreas úmidas, media aproximadamente um metro de comprimento.
Na época, o soldado Daniel Scremin, integrante da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) de Rio Pardo, explicou que a presença de animais selvagens na região não é incomum, mas frequentemente passa despercebida pela população.
“Nós temos um corredor ecológico que vem da Serra, desce por Barros Cassal, Herveiras e Sinimbu e vem até o rio Jacuí. Esses animais transitam por essas áreas. Nós não percebemos, mas eles estão aí”, disse.
Notícias relacionadas
Inspeção de saúde para jovens de 2006 será em fevereiro
Quanto ao alistamento dos jovens nascidos em 2007, o período segue até o dia 30 de junho
Agência FGTAS/Sine de Santa Cruz do Sul atenderá em novo endereço
Serviço organiza últimos detalhes burocráticos para assinar contrato de locação
Abastecimento de água deve ser normalizado neste sábado em Venâncio Aires
Três bairros tiveram problemas em decorrência do rompimento de uma rede
Prefeitura de Mato Leitão busca adesão a programa federal de iluminação pública
Um estudo sobre a situação municipal será realizado e tem prazo de 60 dias para conclusão