Política

Vereadores aprovam projeto de abertura de crédito para aquisição do Castra Móvel

Publicado em: 05 de fevereiro de 2019 às 06:25 Atualizado em: 21 de fevereiro de 2024 às 08:36
  • Por
    Milena Bender
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Ônibus especialmente adaptado vai permitir esterilizações em massa de cães e gatos

    O tão sonhado projeto do Castra Móvel em Santa Cruz vai se tornar realidade. De autoria da vereadora Bruna Molz (PTB), o projeto que autoriza a abertura de créditos especiais no montante de R$190 mil para a aquisição da unidade móvel foi aprovado por unanimidade pelos vereadores de Santa Cruz do Sul, em primeira sessão ordinária realizada na noite desta segunda-feira (04).

    O Castra Móvel consiste em um ônibus especialmente adaptado que permite esterilizações em massa de cães e gatos. A unidade móvel é devidamente equipada com materiais cirúrgicos, adequado para o atendimento pós-operatório dos animais. As operações do “Castra-móvel” devem ser feitas por médicos veterinários da prefeitura, ou conveniados. 

    Até ser aprovado, o projeto passou por diversas etapas. Primeiro, a vereadora Bruna ingressou na Câmara com a indicação. Depois, foi até Brasília em uma visita ao agora senador Luis Carlos Heinze (Progressistas), solicitar recursos para a aquisão da unidade móvel. Heinze priorizou Santa Cruz, junto a Secretaria de Vigilância em Saúde no Ministério da Saúde e disponibilzou o valor de R$ 150 mil. A Prefeitura de Santa Cruz do Sul então, protocolou o projeto para o recebimento do valor e os vereadores aprovaram a demada.

    Agora, aberta a licitação, em torno de seis meses o município poderá ter a unidade móvel e iniciar os trabalhos.

    DEMAIS PROJETOS APROVADOS

    Além de ser a primeira sessão ordinária de 2019, tem foi a primeira sob o comando da nova prseidente Bruna Molz (PTB) e do vereador Zé Abreu (PTB), substituindo Kelly Moraes, que assumiu uma vaga na Assembleia Legislativa. 

    Sobre as demais demandas em pauta, ainda foram aprovados os projetos para a contratação de funcionários de forma temporária: um enfermeiro, quatro agentes administrativos, dois médicos, um assistente social, dois motoristas de veículos pesados, duas telefonistas, um arquiteto, seis agentes administrativos, um educador físico, um médico pediatra, dois médicos clínico geral, um psicólogo, um atendente de farmácia e um farmacêutico, e, uma alteração na lei complementar que institui a Gratificação de Dedicação Exclusiva (GDE) à categoria de Médico de Saúde da Família.