Geral

Chuva da madrugada não atrapalhou procissão a Navegantes

Publicado em: 05 de fevereiro de 2017 às 10:42 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 12:13
  • Por
    Luciana Mandler
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • compartilhe essa matéria

    Pouco depois das 8h30min deste domingo (5), fiéis seguiram em caminhada até as margens do Rio Pardo

    Mesmo após a chuva da madrugada e com céu nublado na manhã deste domingo (5), centenas de fiéis participaram da tradicional procissão à Nossa Senhora dos Navegantes, na localidade de Linha Dois de Dezembro, interior de Vera Cruz. Durante o percurso de mais de um quilômetro até as margens do Rio Pardo, a peregrinação seguiu com cantos e orações. Apesar de contar com um público inferior ao ano de 2015, quando ocorreu a última procissão a Navegantes no município, a celebração contou com devotos de municípios vizinhos, como Santa Cruz do Sul e Rio Pardo.

    No trajeto para chegar ao rio, paradas foram feitas como momentos de agradecimento. Quem participou, agradeceu por graças alcançadas e fez preces por familiares e amigos que por algum motivo precisam de uma corrente de orações. Como cumprimento de promessas, alguns peregrinos seguiram todo o trajeto de pés descalços, outros, vestiram filhos de anjos. Cada um na sua forma e com sua fé, louvaram à mãe das águas. 

    Ao chegarem às margens do rio, os presentes acompanharam a missa campal presidida pelo padre Dionísio Kist. Após, houve a benção da garganta e das velas, e por fim, os fiéis se dirigiram até a beira do leito do rio para prestar homenagens à Nossa Senhora dos Navegantes. Flores foram jogadas no rio e velas foram acesas na beira do leito.