Geral

Venâncio-airenses podem votar na Consulta Popular 2024

Publicado em: 04 de dezembro de 2024 às 06:35
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Prefeitura de Venâncio Aires
  • FOTO: DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE VA
    compartilhe essa matéria

    A votação estará aberta até 23h59 da próxima sexta-feira

    A votação da Consulta Popular 2024 iniciou nesta segunda-feira, 2, em Venâncio Aires. Essa é a última etapa do processo participativo, pelo qual são definidas prioridades regionais que serão incorporadas ao Orçamento do Estado. A votação estará aberta até 23h59 de sexta-feira, 6, e pode ser realizada no portal on-line ou pelo aplicativo WhatsApp por meio do número (51) 3210-3260, para eleger as ações que consideram essenciais.

    O eleitor faz a escolha de uma opção entre os seis projetos disponíveis para votação. Os projetos mais votados dividirão de forma igual o montante de R$ 2.042.857,14. A votação em cada município que compõe o Corede deverá atingir, no mínimo, 2% de votos proporcionalmente ao número de eleitores.

    Vale destacar que, Venâncio Aires integra a região do Vale do Rio Pardo que é capitaneado pelo Corede/VRP, mas o trabalho no município é organizado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude).

    Neste ano, o governo estadual investiu R$ 60 milhões na Consulta, valor distribuído entre as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) é a pasta responsável pela Consulta Popular, que em 2024 traz como tema a reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes de maio.

    Projetos da cédula:

    1 – Captação e reservação de água através de cisternas;
    2 – Programa de Recuperação e Conservação de Solo e Água;
    3 – Segurança e Resiliência Climática: Estações meteorológicas ao longo da bacia;
    4 – Centro Regional de Capacitação Turística “Portais do Vale”;
    5 – Apoio a Feiras Rurais;
    6 – Caminhão-tanque para distribuição de água.

    Como participar:

    Para participar da votação pelo site, o cidadão deve acessar o portal da Consulta Popular, informar o título de eleitor e, então, escolher a ação que deseja ver implementada. Em seguida, o cidadão será encaminhado à cédula de votação regional, que contém os seis projetos definidos a partir do Caderno de Demandas Elegíveis pelas Assembleias Ampliadas, realizadas em novembro em todos os Coredes.