Área está em alta e evidencia a capacidade da Universidade em oferecer opções atuais para os estudantes e profissionais graduados
Recentemente, o Curso de Odontologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizou o primeiro Curso de Extensão em Harmonização Orofacial, exclusivo para a área da Odontologia – Preenchimento labial e Aplicação de Toxina Botulínica. As aulas, teóricas e práticas, foram ministradas pelas professoras Simone Glesse e Ana Lúcia Chassot.
Procedimento em alta, a harmonização orofacial é uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), desde 2019. “O profissional dentista está apto a fazer uma série de procedimentos para harmonizar a face. E essa especialidade abrange diversos procedimentos. Um deles é a aplicação de toxina botulínica. Também dentro da harmonização orofacial, tem o uso de preenchedores com ácido hialurônico. No nosso curso, o foco foi especificamente o preenchimento dos lábios, mas também existe preenchimento em outras áreas do rosto, preenchimento de mandíbula, do nariz, têmporas, entre outros”, falam as profissionais.
Durante as aulas, a turma formada por 12 alunos, número máximo permitido, teve um estudo aprofundado da anatomia humana; dos conceitos do mecanismo de ação da toxina, como ela atua no corpo; a angulação da agulha que será usada, qual tipo de agulha; dosagem correta. “Eles tiveram toda uma formação para justamente executar um trabalho com qualidade que resulte em segurança para os pacientes. Disponibilizamos uma apostila com todo o material teórico, referência bibliográficas e salientamos muito o estudo continuado, pois aqui foi um início, com uma técnica baseada em estudo atual, mas com o tempo ocorrem mudanças”, enfatizam.
O curso foi voltado para dentistas formados e estudantes que poderão realizar os procedimentos após a conclusão da graduação. “Queremos realmente abranger esse nosso público, capacitar a nossa classe de alunos dentistas. Inclusive temos uma conquista no currículo da Odonto, da Unisc: no próximo ano, a harmonização passa a fazer parte dos componentes curriculares do currículo do Curso de Odontologia”, fala Simone Glesse, que atua também como professora na Unisc.
Importância da capacitação e busca por profissionais qualificados
Atualmente, não é raro encontrar na mídia relatos de pessoas que realizaram procedimentos estéticos e passaram por problemas graves. As professoras reforçam a importância de buscar profissionais qualificados, registrados e que tenham estudado em universidades com reconhecimento. Além disso, é necessário que sejam usados produtos de qualidade nos procedimentos.
“O produto tem que ser muito bem selecionado pelo profissional. Inicialmente ele já tem que ser um produto autorizado pela Anvisa. A nossa Anvisa permite sete tipos de toxina botulínica. Existem algumas marcas comerciais que podem ser usadas no exterior, mas não no Brasil, assim como não se pode trazer um produto de fora do país. Outra coisa importante é olhar a data de validade, o armazenamento adequado do material para que tenha qualidade quando for fazer a aplicação no paciente. E sempre comprar de fornecedores autorizados e confiáveis, porque existem materiais que são falsos e é preciso saber de onde comprar: segurança em primeiro lugar e saúde em primeiro lugar.”
Curso é um marco
Para as professoras, a realização da primeira edição superou as expectativas. Há possibilidade de uma nova turma, ainda sem data definida, considerando que há lista de espera. “Queremos parabenizar a Instituição. A realização desse curso é um marco. Acompanhando grupos profissionais, sabemos que é uma informação que está circulando o fato de como a Unisc está atualizada com a oferta do curso e agora com a Harmonização Facial incluída nos componentes curriculares do Curso de Odontologia. Com certeza, são diferenciais importantes na hora do estudante escolher qual universidade cursar a graduação”, completam.