O evento vai ocorrer no dia 10 de dezembro, na Unisc
Com o tema Desafios, conquistas e novas perspectivas, a Coordenadoria Municipal da Diversidade de Santa Cruz do Sul, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, promove a 4ª edição do Fórum da Diversidade. O evento vai ocorrer no próximo dia 10 de dezembro, no Anfiteatro do Bloco 18, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
De acordo com o titular da coordenadoria, Ruben Quintana, será um momento para proporcionar discussões acerca dos movimentos sociais. “Será uma oportunidade para levar informação aos participantes, e promover debates com ativistas e movimentos culturais, visando compartilhar saberes e de articular os diferentes contextos e situações emergentes nos estudos e práticas da sociedade”, afirmou.
Dentre os painelistas, estarão presentes o presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, Ricardo Gomes; a presidente do Fórum Nacional de Gestores Estaduais e Municipais da Políticas Públicas LGBTs (Fonges), Valdirene Santos, e o presidente do Conselho Municipal de Diversidade, de Curitiba/PR, Fernando Routhes.
A programação inicia às 8h, com a abertura do evento. Na sequência haverá o debate com temáticas sobre discriminação, direitos e saúde mental e física, seguindo com uma série de palestras conduzidas por vários ativistas vinculados á causa LGBT, conforme relação abaixo. As atividades se estendem até o fim da tarde. Para participar do evento, é necessário realizar a inscrição online.
PROGRAMAÇÃO
- 7:30h – Credenciamento
- 8h – Abertura
Mesa com convidados e autoridades
- 8:30h – DESAFIOS
Discriminação e Preconceito; Direitos Legais; e Saúde Mental e Física.
Palestrantes:
Ricardo Gomes – Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil
Gaio Fontella – Psicanalista, ativista, produtor, apresentador da Feira Baile da Diversidade da Praça Brigadeiro Sampaio de Porto Alegre
- 10h – coffe breack
- 12h – Intervalo almoço
- 13h. – CONQUISTAS
Reconhecimento Legal; Visibilidade e Representatividade; e Educação Inclusiva.
Palestrantes:
Marina Reid – Professora Arte Educadora licenciada em Artes Visuais Pós Graduada em Psicopedagogia e Mestra em Educação. Mulher trans. Foi gestora de políticas públicas LGBTQIA do gov do RS e do governo Federal sendo a primeira Diretora do Departamento do Ministério De Direitos Humanos. Atualmente é professora da Fundarte em Montenegro, da Escola Júlio de Castilhos e Coordenadora Nacional LGBTQIA do Fundo Positivo No campo do ativismo atua na Igualdade RS e é consultora da Amotrans Pernambuco.
Diego Candido – Advogado pós-graduado em Direito Público e Direito LGBTI+. Vice-Presidente da Comissão Estadual de Diversidade Sexual e Gênero da OAB/RS. Coordenador jurídico da ONG Igualdade – Associação de Travestis e Transexuais do RS. Juiz Leigo TJRS
- 15h – Coffe Breack
- 15:15h – NOVAS PERSPECTIVAS
Movimentos Sociais; Políticas Públicas Efetivas; e Aliados e Advocacy.
Palestrantes:
VALDIRENE SANTOS – Assistente Social, Pós graduada em Antropologia Social, Especialista em Políticas Sociais, Gestora do Centro de Referência LGBTI+ de Campinas, Presidente do Fórum Nacional de Gestoras e Gestores Estaduais e Municipais de Políticas Públicas para a população LGBT – Fonges LGBT, e Membro da mesa diretora da Comissão Interfederativa de Gestores de Políticas Públicas LGBT
FERNANDO ROUTHES – Graduado em Psicologia pela Universidade do Contextado, Pós Graduação em Saúde Mental e Psicopatologia pela PUC Paraná, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná, Psicanalista, Vice-presidente da Associação Psicanalítica de Curitiba, Professor Universitário, Assessor de Direitos Humanos – Políticas da Diversidade Sexual da Prefeitura de Curitiba – PR, Presidente do Conselho Municipal de Diversidade Sexual LGBT de Curitiba-PR, Secretário Executivo do FONGES LGBT, Membro da Mesa diretiva da Comissão Nacional Intergestores da Politica LGBTQIA+, Membro Suplente representando o FONGES LGBT no Comitê Nacional de Saúde Integral LGBTIA+.
- 17h – Manifesto Não ao Retrocesso
- 17:30h – Encerramento.
Notícias relacionadas

Hemovida abre mais três novas datas para coletas de sangue em Santa Cruz
Interessados devem realizar agendamento pelo site e seguir algumas recomendações

Mulheres trans enfrentam maior exclusão no mercado de trabalho e na sociedade, afirmam ativistas
Expectativa de vida dessas pessoas no Brasil gira em torno dos 28 anos

Inscrições para o Enem iniciam nesta segunda-feira; veja datas das provas
Interessados deverão se inscrever na Página do Participante do exame, no site do Inep

Escolhas
Todos erramos, é preciso saber respeitar limites, é preciso exercitar a compreensão e a amorosidade se queremos uma vida melhor
