SANTA CRUZ

Evento destaca abordagem holística no manejo da dor, cuidados paliativos e segurança do paciente

Publicado em: 04 de dezembro de 2024 às 08:04
EVENTO ABORDOU MANEJO DA DOR | DIVULGAÇÃO
compartilhe essa matéria

A programação contou com três palestras de especialistas, com a colaboração da Cristália e do Hospital Santa Cruz

Especialistas e profissionais da saúde participaram, no dia 26, do evento Cuidando com Cuidado, que abordou práticas inovadoras na integração entre o manejo da dor, cuidado paliativo e segurança do paciente. O evento foi realizado com a colaboração da Cristália e do Hospital Santa Cruz, representado pelos setores de Assessoria da Qualidade e Segurança do Paciente, Grupo de Trabalho em Cuidados Paliativos e Serviço de Farmácia Clínica e Hospitalar.

Conforme os organizadores, a dedicação e o compromisso dessas instituições refletiram-se na qualidade e profundidade das discussões realizadas, reforçando a importância da parceria na busca pela excelência no cuidado. “Com momentos de troca e networking, o evento reforçou o compromisso com a excelência no cuidado e a implementação de práticas transformadoras na assistência à saúde”, avaliaram.

A programação contou com três palestras de especialistas renomados. A médica anestesiologista Liege Immich abordou os aspectos gerais, fisiológicos e psicossociais da dor, enfatizando uma abordagem integral para o manejo. Ela destacou como a percepção individual do paciente pode amplificar a dor e influenciar diretamente no tratamento, reforçando a importância de integrar aspectos físicos e psicológicos no cuidado.

A também médica anestesiologista Úrsula Guirro discutiu os desafios bioéticos no manejo da dor e cuidados paliativos. Sua palestra tratou do equilíbrio necessário entre o controle da dor e a segurança, destacando estratégias para evitar erros, como sedação excessiva ou dependência de opióides, e como oferecer doses adequadas sem comprometer a qualidade de vida dos pacientes.

Por fim, Helaine Carneiro Capucho encerrou o evento com uma palestra sobre estratégias seguras e humanizadas no manejo da dor. Com experiência em farmacovigilância e segurança do paciente, ela enfatizou a necessidade de processos estruturados para minimizar riscos e promover um cuidado seguro.