OBRAS

EGR executa manutenção em estrada que liga a ERS-130 à ponte do Exército

Publicado em: 04 de outubro de 2024 às 18:51
Manutenção da estrada de Lajeado| Raphael Nunes/Ascom EGR
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Em Lajeado, as equipes estão trabalhando no patrolamento em segmentos; em Arroio do Meio, tapa-buracos são finalizados

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) está executando a manutenção e conservação das estradas municipais que estão sendo utilizadas como desvio para que os motoristas acessem a estrutura provisória instalada pelo Exército. A ponte da ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio, está sendo reconstruída após a antiga ter sido destruída pela enchente.

Em Lajeado, as equipes da EGR estão trabalhando no patrolamento em segmentos da estrada para corrigir as imperfeições causadas após o período de chuvas. Já no lado de Arroio do Meio, a estatal vem realizando mutirões de tapa-buracos no trecho de aproximadamente dois quilômetros da estrada municipal Linha Umbú até Forqueta Baixa.

Construção da nova ponte

Nesta etapa da obra, a empresa executa as fundações da nova ponte. São 50 pontos com estacas de comprimento variado que serão cravados para dar sustentação aos pilares da nova estrutura — fundamentais para a estabilidade da ponte. Elas estão sendo colocadas em locais estratégicos, fora do eixo do rio, para suportar as cargas das vigas.

O processo de construção está sendo realizado com a utilização de diferentes tipos de fundações: Para a construção das estruturas localizadas fora do fluxo do rio, serão implantadas estacas do tipo cravadas. Já nas fundações situadas dentro da água, serão utilizadas estacas do tipo raiz.

No parque fabril – área de 500 metros construída rente à cabeceira sul da ERS-130, estão sendo produzidas as vigas e todas as peças pré-moldadas que serão utilizadas no processo construtivo. Nesse espaço, os funcionários separam, dobram e amarram os vergalhões de aço e montam as peças.

A nova estrutura está sendo construída com 172 metros de extensão – 51 metros maior e cinco metros acima da antiga – , além de contar com duas faixas no pavimento principal e espaço reservado à travessia de pedestres e ciclistas. O custo está estimado em R$ 14 milhões, financiado com recursos oriundos do ingresso da cobrança do pedágio da EGR.

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