Escola de Santa Cruz obteve o melhor resultado entre os 17 educandários que disputaram a olimpíada da rede sinodal
No ano em que o mundo vivenciou a maior edição dos Jogos Olímpicos de todos os tempos, o Colégio Mauá sentiu um pouco do clima de Paris. Com direito a uma réplica da Torre Eiffel para trazer a magia da capital francesa, a escola foi palco 58ª Olimpíada Nacional das Escolas da Rede Sinodal (Onase). E não poderia ter terminado de forma mais positiva. Aos gritos de “é campeão”, que ecoaram pelo ginásio do educandário santa-cruzense na tarde desta sexta-feira (4), o Mauá foi coroado como grande campeão entre as 17 escolas participantes.
O evento, realizado desde 1954 para estimular o esporte e o intercâmbio entre alunos, contou com disputas de atletismo – incluindo corridas, saltos, arremessos e lançamentos – e xadrez. No geral, o Colégio Mauá encerrou a participação em 1º lugar geral com 578 pontos. O segundo lugar ficou com o Instituto Ivoti, de Ivoti-RS, que somou 389 em todas as disputas. Ainda participaram outras 15 escolas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Nesta edição, ao todo, 316 alunos participaram das provas nas categorias sub-14, sub-16 e sub-19, enquanto o xadrez foi disputado nas categorias sub-16 e sub-19. Para o Mauá, ao todo, foram cinco primeiros lugares nos tabuleiros e três terceiros. Já no atletismo foram mais de 20 medalhas entre ouros, pratas e bronzes, além de troféus por equipes distribuídos entre cada categoria. Clique aqui para conferir todos os resultados.
Na cerimônia de encerramento, que contou com descerramento da bandeira olímpica e extinção da pira, o diretor do Colégio Mauá, Nestor Raschen, agradeceu a presença de todos os atletas e professores, além de destacar os dias intensos de integração e a conquista obtida pela escola de Santa Cruz do Sul, que vinha de um vice-campeonato na edição 2023. “Foi muito bom sediar novamente uma Olimpíada da Rede Sinodal. Foram dias intensos de competição e convivência e um grande aprendizado para todos os alunos. Ser campeão geral de um evento desta magnitude é o coroamento de um período de muito empenho e dedicação de nossos alunos e professores. Todos estão de parabéns por mais uma grande conquista”, frisou.
A próxima edição da Onase, marcada para 2025, vai ocorrer no município de Marechal Cândido Rondon, no Paraná.
Notícias relacionadas
Ceisc União Corinthians enfrenta o São José nesta sexta-feira
Equipe santa-cruzense tem a sexta melhor campanha e busca subir ainda mais na tabela
Estão abertas as inscrições para a 3ª Corrida da Vida
Programação é realizada pelo Rotary Club Venâncio Aires Novas Gerações
Ceisc União Corinthians vira no fim e vence o Mogi Basquete fora de casa
Equipe santa-cruzense fez 31 pontos no último quarto e conseguiu virada faltando 21 segundos
Santa-cruzenses de 13 anos são campeãs brasileiras invictas de beach tennis
Manuela Bullé Kist e Verônica Assmann Bersch disputaram competição organizada pela CBBT, em Vitória, no Espírito Santo