Política

Projeto quer proibir comércio e uso de copos e sacolas plásticas em Santa Cruz

Publicado em: 04 de outubro de 2019 às 18:10 Atualizado em: 21 de fevereiro de 2024 às 16:20
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Maiquel Thessing/ Arauto FM
    compartilhe essa matéria

    Demanda é de autoria do Vereador Francisco Carlos Smidt e ingressará na pauta na próxima segunda-feira

    O projeto de lei que proíbe a utilização e comercialização de copos e sacos plásticos em Santa Cruz irá ingressar na pauta da Câmara de Vereadores na sessão da próxima segunda-feira (7). De autoria do vereador Francisco Carlos Smidt (PTB), a proposta leva em conta a questão ambiental e prevê que os copos e os sacos plásticos podem ser substituídos pelos biodegradáveis. Se aprovada, a proibição irá valer para restaurantes, bares, quiosques, ambulantes, hotéis e similares.

    Conforme o vereador Carlão, dois fatores o motivaram a trazer a discussão para o Legislativo, sendo um deles o elevado tempo de decomposição do plástico no meio ambiente e o fato de estarem sendo criadas alternativas para o uso do biodegradável, como, por exemplo, a iniciativa de duas santa-cruzenses alunas do Senac que criaram o projeto Bioplast. Relembre aqui. "O projeto tem todas as condições de ser aprovado. Além de não trazer prejuízos para a natureza, os estabelecimentos comerciais terão o prazo de cerca de dois anos para se adequar. Quem ganha é a comunidade e o meio ambiente", destaca. 

    Carlão já havia entrado com um projeto semelhante na pauta do Legislativo neste ano. A proposta previa a proibição apenas de copos plásticos nos estabelecimentos de Santa Cruz. Porém, o projeto foi vetado em junho deste ano.