Geral

Venâncio sediará seminário sobre recuperação da matas ciliares e áreas degradadas

Publicado em: 04 de setembro de 2024 às 17:49
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Prefeitura de Venâncio Aires
  • Foto: Prefeitura de Venâncio Aires
    compartilhe essa matéria

    O encontro vai ocorrer em 11 de outubro e será aberto ao público

    A Prefeitura de Venâncio Aires, em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente e o Movimento Pró-Matas Ciliares do Vale do Taquari, programa, para a tarde do dia 11 de outubro, o seminário “Recuperação de matas ciliares e áreas degradadas pós-enchentes”. O encontro vai acontecer no auditório da Caciva e será aberto ao público.

    As vagas são limitadas tendo em vista a capacidade do local. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo pelo WhatsApp 51 99312 0134. Os organizadores definem detalhes do seminário que visa discutir, avaliar e projetar ações que contribuam para a recuperação e preservação de áreas, especialmente as que foram destruídas ou comprometidas pelos extremos eventos climáticos do último ano.

    A proposta da programação inclui apresentação de imagens dos estragos causados pelas enchentes e deslizamentos de terra, além de oportunizar o repasse de informações técnicas por parte de profissionais, promover discussões e questionamentos da comunidade e sugerir propostas e uma agenda de ações a serem executadas nas áreas atingidas. “Identificou-se a necessidade de criar esse espaço para dialogar com entidades representativas, gestores públicos e privados, técnicos da área ambiental e demais interessados, a fim de discutir alternativas e ações adequados”, explica a secretária de Meio Ambiente, Carin Gomes.

    Entre os momentos previstos na programação do seminário está a participação da Univates, através do Movimento Pró-Matas Ciliares, com a bióloga e doutora em Botânica, Elisete Maria de Freitas (para falar sobre “Recuperação e Recomposição de Matas Ciliares” e também a do Núcleo de Estudos de Áreas Degradadas, da Universidade Federal de Santa Maria, com a engenheira florestal e doutora em Ciência do Solo, Ana Paula Rovedder, sobre “Recuperação de Áreas Degradadas”.