Polícia

Brigada Militar prende homens e apreende armas, munição e drogas em Santa Cruz

Publicado em: 04 de setembro de 2024 às 19:47 Atualizado em: 04 de setembro de 2024 às 19:50
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Brigada Militar\Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Duas ações foram realizadas nesta quarta-feira

    Nesta quarta-feira (4), a Força Tática do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM) realizou duas ações, em Santa Cruz do Sul, que resultaram na prisão de três homens e na apreensão de outro indivíduo, além de grande quantidade de munições, drogas e duas armas.

    Em contato com a reportagem do Grupo Arauto, o comandante do 23º BPM, major Cristiano Marconatto, afirmou que as prisões representam uma grande ação de prevenção ao homicídio, “pois essas armas muito provavelmente seriam usadas em alguma ação criminosa contra rivais, da mesma forma que a apreensão dos coletes na semana passada, isso denota uma movimentação típica de tentativa de reorganização dessas facções”, explicou.

    Major Marconatto destacou que a Brigada Militar tem adotado ações pontuais, focadas na redução dos principais indicadores criminais que influenciam a segurança pública em sua área de atuação. “As guarnições policiais militares, em todos os municípios, estão atuando a partir de planejamento prévio e levantamento de dados e informações produzidas pela inteligência policial, portanto, agindo onde o crime acontece, a fim de prevenir as ações criminosas, bem como agir de forma repressiva ao prender em flagrante aqueles que estão cometendo os delitos”, revelou.

    Primeira ação

    A primeira ação ocorreu no Bairro Mãe de Deus. Durante patrulhamento, as guarnições visualizaram uma motocicleta tripulada por dois indivíduos. Segundo a BM, ao perceber a aproximação da viatura, os suspeitos aumentaram a velocidade da moto, sendo acompanhados, até serem abordados na Rua 2.

    Durante a abordagem, o condutor arremessou um estojo ao solo, que possuía sete porções de cocaína. Ainda, em busca pessoal aos indivíduos, foi encontrado o valor de R$ 424.

    Ainda de acordo com a BM, quando questionados sobre o local de onde saíram, os suspeitos revelaram se tratar de sua casa e, teriam também confessado que no interior da residência havia uma pistola. A guarnição realizou a averiguação da informação e localizou uma pistola Taurus Cal 9mm, modelo G2C, e dois carregadores contendo 12 e 13 munições intactas. Em consulta ao sistema, constatou-se que a arma localizada se encontrava na situação de furtada.

    Diante dos fatos, os homens foram presos e conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para registro da ocorrência.

     

    Segunda ação

    A segunda ação ocorreu no Bairro Santa Vitória. As guarnições realizaram a prisão de um homem e a apreensão de outro indivíduo, por porte irregular de arma de fogo e tráfico de entorpecentes. Durante a operação, foram apreendidos uma grande quantidade de munições .9mm e .22mm, uma pistola Glock 9mm, além de aproximadamente seis quilogramas de maconha e uma grande porção de cocaína.