Sócias-proprietárias também auxiliam outros produtores que desejam investir e conhecer mais sobre o tema
Tendência crescente no universo da alimentação, o cultivo de cogumelos já é uma realidade em Santa Cruz do Sul. O Programa Rádio Revista da Arauto News recebeu as sócias por trás da empresa Guardiãs da Floresta, que vende dois tipos de shimeji, branco e rosa, por encomenda, fornece a restaurantes da cidade, e também à Feira Orgânica do Bairro Santo Inácio.
As sócias Virgínia Soares Oliveira Cunha e Rhágara Gardênia Moreira Nascimento Ferreira contam como foi o início. “Começamos o cultivo dessa espécie, que é a mais conhecida. Este cogumelo que não é medicinal, ele é um nutracêutico comestível, mas tem propriedades medicinal, e foi ai que surgiu todo este amor. A gente descobriu este universo a parte e aqui estamos.”
Conforme as proprietárias da Guardiãs da Floresta, a empresa surgiu com o intuito de expandir o acesso das pessoas aos benefícios dos cogumelos comestíveis e medicinais, divulgando as vantagens da alimentação natural e sem conservantes.
Além disso, a produção dos cogumelos tem poucos impactos ambientais, e ao contrário da maioria dos alimentos, seu cultivo gera resíduos que fazem bem ao solo e às florestas. O plantio de shimeji, por exemplo, possui o benefício de restaurar rios removendo as impurezas da água.
Leia também
Nos últimos anos estão sendo feitas várias descobertas na medicina com base no reino fungi. Conforme os estudos feitos pelas empresárias, os benefícios do consumo dos cogumelos são inúmeros: fortalece o sistema imunológico, previne doenças cardíacas e diabetes, ajuda a emagrecer e diminui a pressão arterial. Futuramente, a empresa pretende fornecer também as variedades mais voltadas para a saúde, além dos comestíveis.
No momento, o cultivo que iniciou dentro de casa em uma espécie de fazenda urbana está sendo expandida para o interior, através de parcerias com produtores rurais de Rio Pardinho e Vera Cruz. No município vizinho também, as Guardiãs da Floresta fizeram uma colaboração com uma agroindústria local que rendeu caponatas de cogumelo com berinjela ou abobrinha, que podem ser utilizadas em diversas preparações.
“Com essa parceria ajudamos outros produtores a instalarem o que é necessário para produzir cogumelos. Além disso, com essa parceria com uma agroindústria de Vera Cruz, nossos cogumelos foram servidos em pastéis durante a Feira da Produção. Através destas parcerias estamos alcançando novos espaços”, reforçam.
Além de fornecer os cogumelos comestíveis e investir nas pesquisas com variedades medicinais, Rhágara e Virgínia estão à disposição para realizar consultorias com outros produtores interessados em explorar o cultivo dos cogumelos comestíveis na região.
Notícias relacionadas
De Rio Pardo, Vitor Pritsch Miguel sobrevoa o mundo pela Qatar Airways
Da Cidade Histórica ao Oriente Médio, Comandante Instrutor de Voo compartilha sua trajetória de desafios e conquistas
Prefeita Helena acompanha obra do Viaduto do Arroio Grande
Roteiro de atividades também incluiu visitas a pavimentações no interior
Programa Água Legal possibilita repasse de recursos às Associações Hídricas de Venâncio Aires
Associação Hídrica Linha Alegre, localizada em Linha 17 de Junho, foi a primeira a receber o montante
Prefeita Helena solicita que abastecimento seja feito apenas com água do Rio Pardinho e poços
Medida encaminhada à Corsan deve ser implementada durante período de tratamento do Lago Telmo Kirst