Geral

Cadastradores já estão nas ruas de Santa Cruz

Publicado em: 04 de julho de 2017 às 10:40 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 14:51
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Guilherme Bica / Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Seis duplas começaram a realizar o trabalho de visita aos imóveis na manhã desta terça

    Foi com um sorriso no rosto que a santa-cruzense Else Tereza Backes, de 79 anos, recebeu a primeira equipe de cadastradores do programa Mapa da Cidade na manhã desta terça-feira (4). A residência da aposentada, localizada na rua Presidente Epitácio Pessoa, bairro Goiás, marcou o pontapé inicial das visitas aos imóveis da área urbana do município. A expectativa é de que essa etapa do projeto seja concluída em 10 meses. O bairro Goiás será o primeiro, seguido por Avenida, Várzea e Universitário. 

    O serviço é realizado pela empresa Topcart – Topografia Engenharia e Aerolevantamentos S/S Ltda, do Distrito Federal. O trabalho de campo já iniciou em maio deste ano, quando um avião sobrevoou a cidade. Na última semana, um veículo equipado com câmeras deu início ao mapeamento terrestre.

    Segundo o coordenador do programa Mapa da Cidade, Marcelo Gadke, uma equipe de doze cadastradores já está nas ruas, podendo haver mais contratações com o andamento do programa. "Eles passaram por um rigoroso treinamento para ter condições de obter as informações de forma precisa. Esse treinamento foi desde a forma como abordar os moradores até o levantamento tipológico das habitações", disse.

    O trabalho é feito sempre por uma dupla de casdastradores, com as vistorias que ocorrem de segunda a sábado, das 8h às 18h. Em caso dos moradores não estarem em casa ou não puderem atender a equipe no momento, uma notificação será deixada, com os cadastradores retornando em turno inverso. 

    Quem são os cadastradores

    – Todos estudantes dos cursos de Geografia, Engenharia Civil e Arquitetura;

    – Jovens entre 20 e 25 anos;

    – Estão identificados com crachás com nome completo e logotipo da empresa Topocart. Também são facilmente identificados pelo uso de coletes azuis com identificação da Prefeitura de Santa Cruz.

    Obrigação dos moradores

    – Devem fornecer CPF, RG, e-mail e telefone e apresentar documentos que comprovem a titularidade do imóvel, como contrato de compra e venda, matrícula e escritura.

    *É importante que possuam esses documentos em mãos, a fim de agilizar o trabalho.

    Confira em vídeo a entrevista com o coordenador do programa Mapa da Cidade, Marcelo Gadke. Ele explica como funcionam as visitas