Seis duplas começaram a realizar o trabalho de visita aos imóveis na manhã desta terça
Foi com um sorriso no rosto que a santa-cruzense Else Tereza Backes, de 79 anos, recebeu a primeira equipe de cadastradores do programa Mapa da Cidade na manhã desta terça-feira (4). A residência da aposentada, localizada na rua Presidente Epitácio Pessoa, bairro Goiás, marcou o pontapé inicial das visitas aos imóveis da área urbana do município. A expectativa é de que essa etapa do projeto seja concluída em 10 meses. O bairro Goiás será o primeiro, seguido por Avenida, Várzea e Universitário.
O serviço é realizado pela empresa Topcart – Topografia Engenharia e Aerolevantamentos S/S Ltda, do Distrito Federal. O trabalho de campo já iniciou em maio deste ano, quando um avião sobrevoou a cidade. Na última semana, um veículo equipado com câmeras deu início ao mapeamento terrestre.
Segundo o coordenador do programa Mapa da Cidade, Marcelo Gadke, uma equipe de doze cadastradores já está nas ruas, podendo haver mais contratações com o andamento do programa. "Eles passaram por um rigoroso treinamento para ter condições de obter as informações de forma precisa. Esse treinamento foi desde a forma como abordar os moradores até o levantamento tipológico das habitações", disse.
O trabalho é feito sempre por uma dupla de casdastradores, com as vistorias que ocorrem de segunda a sábado, das 8h às 18h. Em caso dos moradores não estarem em casa ou não puderem atender a equipe no momento, uma notificação será deixada, com os cadastradores retornando em turno inverso.
Quem são os cadastradores
– Todos estudantes dos cursos de Geografia, Engenharia Civil e Arquitetura;
– Jovens entre 20 e 25 anos;
– Estão identificados com crachás com nome completo e logotipo da empresa Topocart. Também são facilmente identificados pelo uso de coletes azuis com identificação da Prefeitura de Santa Cruz.
Obrigação dos moradores
– Devem fornecer CPF, RG, e-mail e telefone e apresentar documentos que comprovem a titularidade do imóvel, como contrato de compra e venda, matrícula e escritura.
*É importante que possuam esses documentos em mãos, a fim de agilizar o trabalho.
Confira em vídeo a entrevista com o coordenador do programa Mapa da Cidade, Marcelo Gadke. Ele explica como funcionam as visitas
Notícias relacionadas
INMET adquire 98 estações automáticas para o Rio Grande do Sul
No início de 2025, será definido o cronograma de instalações para o funcionamento imediato e o pleno restabelecimento do monitoramento
Rio Pardo planeja programa de regularização fundiária
Demanda por moradias após a enchente reforça déficit habitacional já existente e mobiliza Governo Municipal
Mulheres assumem o comando dos Bombeiros Voluntários de Sobradinho
Medida estará em vigor até o dia 7 de janeiro, durante o período de férias do presidente e comandante operacional, e do subcomandante
Loteamento Imigrante 2 festeja o Natal e pede pavimentação de presente
Moradores justificam que local é dos poucos que ainda não recebeu asfalto ou calçamento nas suas ruas