Esportes

Eles são Vera Cruz no time do Grêmio

Publicado em: 04 de abril de 2023 às 08:39 Atualizado em: 13 de março de 2024 às 10:59
  • Por
    Jaqueline Rieck
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • compartilhe essa matéria

    Revelados pela escolinha Korpus Futsal, Murilo e Rafael representam a Capital das Gincanas jogando pelo tricolor gaúcho

    Vera Cruz pode ter, a caminho, um novo Marcelo Boeck e um novo Nícolas Morsch a jogar pelos campos de futebol nacionais e europeus. Os jovens Murilo Gerhard Folmer, que completará seis anos em maio, e Rafael Ludwig, de oito anos, carregarão, além do azul, preto e branco do Grêmio, as cores da Capital das Gincanas. O mais novo, inclusive, já estreou balançando as redes logo no primeiro torneio disputado com o tricolor gaúcho.

    Jornada

    De acordo com a mãe Paula Amanda Gerhard, Murilo sempre foi uma criança  muito ativa. “A paixão pelo futebol veio de berço. Os primeiros passos já foram chutando bolas”, salienta.

    Com apenas três anos, o garoto já havia ingressado na turma de iniciação da Korpus, escola de futsal com núcleos espalhados pela região. Foi o lugar onde ele aprendeu e ainda aprende muito sobre futebol. E foi justamente pela escolinha que Murilo fez brilhar os olhos dos observadores do Grêmio, marcando 15 gols em cinco jogos em um torneio disputado no CT Cristal, local de treinamento do tricolor gaúcho, no ano passado. Com a conquista da artilharia do certame, ele foi convidado para compor as categorias de base sub-7 do Grêmio, mesmo com um ano a menos que os colegas. 

    Já o goleiro Rafael irá competir na categoria 2014. Ele começou na Korpus em 2018, com apenas quatro anos, ainda jogando na linha. Logo, se apaixonou por ficar abaixo da meta e, por não ter familiaridade disputando a bola, passou a defender as finalizações dos adversários. O arqueiro passou por duas semanas de avaliações no CT do Grêmio após se destacar no mesmo torneio que Murilo e foi convocado pela equipe. “Ele, gremista, está realizado em defender as cores do seu time de coração”, comenta a mãe Cinara Amaral Gonçalves.

    O primeiro de muitos

    Para Murilo, balançar as redes logo no primeiro torneio disputado pelo time de coração foi como fazer um gol na Copa do Mundo. Conforme a mãe, o garoto aproveitou a oportunidade para fazer o famoso “coraçãozinho” a ela. “Para nós, como pais, é uma sensação única. Ficamos muito emocionados”, relata.

    Treinamentos

    Mesmo muito jovem, Murilo já possui uma rotina com a bola. Com cerca de cinco treinos semanais com a escolinha, ele ainda treina com o pai e o tio. Agora, na agenda, ainda há os treinamentos nos sábados em Porto Alegre, com o time do Grêmio. 

    Rafael, por sua vez, divide a rotina intensa em duas escolinhas: Korpus e Genoma. No Grêmio, o treinamento é específico com o preparador de goleiros do tricolor.

    Expectativas

    Apesar dos grandes talentos de Murilo, os pais desejam que o menino faça o que realmente gosta no futuro, seja futebol ou não. “Fazemos nossa parte, levamos aos treinos e jogos, incentivamos e estamos sempre presentes”, conta Paula. Hoje, o grande sonho é jogar no poderoso Real Madrid, da Espanha. “Sabemos que o mundo do futebol é muito difícil. Não colocamos pressão nele e sempre priorizamos a escola”, frisa.

    Já Rafael, pensa em defender a seleção brasileira. “O objetivo dele é evoluir cada vez mais”, salienta a mãe.