Nos próximos dias, uma comitiva do município visitará Caxias do Sul, cidade referência no acolhimento a essa população
O aumento no número de pessoas em situação de rua que buscam o Albergue Municipal de Santa Cruz do Sul exige uma ação mais efetiva por parte da Secretaria de Desenvolvimento Social e Inclusão. Na primeira semana deste ano, entre 15 e 17 indivíduos procuraram o local para passar a noite. Já na última noite, esse número subiu para 44.
Embora esse crescimento seja positivo em termos do acolhimento oferecido, na garanta da alimentação e dos cuidados adequados, para a secretária Fátima Alves da Silva, é preciso dar um passo adiante. O objetivo agora é buscar alternativas para reintegrar essas pessoas ao mercado de trabalho formal.
Nos próximos dias, uma comitiva de Santa Cruz visitará Caxias do Sul, município referência no acolhimento a essa população. Na Serra Gaúcha, a equipe conhecerá o Centro POP, que oferece refeições, apoio para a regularização de documentos, orientações sobre emprego e outros benefícios.
Determinar com precisão o número de pessoas em situação de rua em Santa Cruz é um desafio. Por ser o município mais populoso e com a economia mais dinâmica do Vale do Rio Pardo, a cidade atrai muitas dessas pessoas. Em 2025, a Prefeitura já ajudou seis cidadãos a retornarem aos seus municípios de origem. Estima-se que atualmente cerca de 70 pessoas estejam em situação de rua em Santa Cruz.
Notícias relacionadas

Conexão News realiza quarta edição durante a 17ª Fenachim
Programa foi transmitido ao vivo das 14h às 16h

Aposta feita em Santa Cruz fatura mais de R$ 33 mil na quina da Mega-sena
Bilhete está entre os 77 jogos premiados na faixa da Quina em todo o Brasil

“Nada vai acontecer antes de sentarmos juntos”, garante secretário estadual sobre acessos na RSC-287
Secretário Pedro Capeluppi participou de reunião na Prefeitura para ouvir demandas da comunidade e discutir ajustes no projeto executivo da duplicação da rodovia

Prefeitura de Santa Cruz capacita assistentes de apoio escolar para atuação com alunos com deficiência
Qualificação inclui diversos temas, como as atribuições do cargo, a Lei Lucas, primeiros socorros e alimentação