O número leva em conta a diferença entre admissões e demissões no mês de Janeiro
Pelo 22º mês seguido, mais pessoas foram demitidas do que contratadas com carteira assinada. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado hoje (3) pelo Ministério do Trabalho, o país fechou 40.864 postos formais de trabalho em janeiro. O número leva em conta a diferença entre admissões e demissões.
A última vez em que o Caged registrou saldo positivo foi em março de 2015, quando 19,2 mil vagas haviam sido criadas. Apesar do desempenho negativo em janeiro, o saldo foi melhor que no mesmo mês de 2015 e 2016, quando haviam sido extintas 99.694 e 81.744 vagas, respectivamente.
Nos 12 meses encerrados em janeiro, o país acumula o fechamento de 1,28 milhão de postos formais de trabalho. Em 2016, o país extinguiu 1,32 milhão de vagas com carteira assinada, com pequena melhora em relação a 2015, quando 1,54 milhão de empregos haviam sido extintos.
Comércio lidera demissões
Na divisão por setores da economia, o comércio foi o que mais demitiu em janeiro, com 60.075 vagas encerradas. Na sequência, os setores de serviços, com 9.525 postos extintos, e a construção civil, com 775 empregos a menos. A indústria extrativa mineral fechou 59 vagas em janeiro.
Os números, no entanto, apontam sinais de recuperação do emprego em outros setores. A indústria de transformação, que vinha demitindo nos últimos anos, abriu 17.501 vagas em janeiro. A agricultura gerou 10.663 postos de trabalho. Na administração pública, as contratações superaram as demissões em 671 empregos.
Notícias relacionadas

ARAUTO REPÓRTER UNISC 15 de Maio de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Encontro de Famílias Rurais mobiliza comunidades do interior de Santa Cruz. ➡️ Construção do Loteamento Santa Maria DOIS avança e pode ser concluída antes do prazo. ➡️ Novo sistema de licenciamento ambiental…

Hospital Santa Cruz promove ação com as mães de bebês internados nas UTIs
Ação foi realizada por bolsistas e estagiárias do curso de Fisioterapia

Assunto Nosso – Samanta Lázaro Wegmann, Pedagoga, João Rocha, Presidente AESCA, e Márcia Maribel Corrêa, Assistente Social
Convidados do programa Assunto Nosso.

Vera Cruz amplia abastecimento de água com novos reservatórios no interior
Obras do Semae garantem maior pressão, alcance da rede e segurança no fornecimento de água para comunidades em regiões mais altas