VERA CRUZ

Reunião alinha últimos ajustes para implementação do Jardim Botânico

Publicado em: 04 de fevereiro de 2025 às 13:45 Atualizado em: 04 de fevereiro de 2025 às 15:12
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • PARTE DA ÁREA JÁ RECEBEU CERCAMENTO | ARQUIVO ARAUTO
    compartilhe essa matéria

    Um dos principais eixos do espaço será o Centro de Educação Ambiental, que será estruturado com contêineres adaptados para atividades didáticas, exposições e acervo científico

    Na manhã desta terça-feira (4), reunião na Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), em Porto Alegre, marcou os últimos ajustes para o início da implementação do Jardim Botânico de Vera Cruz. O encontro teve a participação do prefeito Gilson Becker, do vice-prefeito Angelo Hoff, do agrônomo e coordenador do Departamento Municipal do meio Ambiente, Ricardo Konzen, do professor universitário Jair Putzke, além da diretora de Biodiversidade da SEMA, Cátia Gonçalves, e da coordenadora da Assessoria do Clima, Danielle Mueller de Lara.

    REUNIÃO EM PORTO ALEGRE AFINOU AJUSTES PARA IMPLANTAÇÃO DO JARDIM BOTÂNICO | DIVULGAÇÃO

    O Jardim Botânico será instalado no Parque de Preservação Ambiental, localizado no bairro Araçá, em uma área de aproximadamente nove hectares. A iniciativa já conta com recursos aprovados de mais de R$ 560 mil, provenientes do Fundo Estadual de Meio Ambiente do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

    Segundo o prefeito Gilson Becker, o encontro foi fundamental para consolidar o planejamento da obra e garantir que todas as etapas sigam o cronograma previsto. “Hoje foi um dia simbólico para Vera Cruz, pois ajustamos os últimos detalhes do projeto. Agora, com o plano de trabalho aprovado, podemos iniciar efetivamente a implementação do Jardim Botânico, que será um marco para a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável do município”, destacou.

    Centro de Educação Ambiental será um dos destaques do projeto

    Um dos principais eixos do Jardim Botânico será o Centro de Educação Ambiental, que será estruturado com contêineres adaptados para atividades didáticas, exposições e acervo científico. O espaço contará com uma coleção de zoologia e botânica doada pelo professor Jair Putzke, além de exposições sobre dinossauros e iniciativas interativas para todas as idades.

    O professor Jair Putzke, que acompanha o projeto desde o início, ressaltou a importância do espaço para a pesquisa e conscientização ambiental. “O Jardim Botânico já tem seu decreto de criação publicado e um plano diretor bem estruturado. Os levantamentos da fauna e flora foram realizados há anos por meio de parcerias entre a Prefeitura e a Unisc, em um trabalho conjunto com o professor Andreas Köhler. Já delimitamos as trilhas, os tipos de exposições e as coleções que estarão disponíveis”, explicou.

    Putzke também mencionou que o cercamento da área já começou, mas ainda precisa ser concluído. “Dos nove hectares, apenas um décimo está cercado até o momento. O orçamento de R$ 566 mil prevê a conclusão do cercamento, ajardinamento e a instalação do Centro de Educação Ambiental. A ideia é que esse espaço funcione como um polo de conhecimento e aprendizado, promovendo atividades educativas para jovens e idosos, sempre em parceria com o Conselho de Meio Ambiente e outras instituições”, acrescentou.

    Próximos passos

    Com o plano de trabalho aprovado e os últimos ajustes alinhados, a tendência é que os recursos sejam depositados em breve, afim de que seja dado início à instalação do Jardim Botânico e o Centro de Educação Ambiental.

    O Jardim Botânico será um grande diferencial para Vera Cruz. Além da preservação ambiental, ele vai impulsionar o turismo ecológico e proporcionar um espaço de aprendizado para toda a comunidade”, afirmou o prefeito Gilson Becker.