Gestor reforçou o compromisso da direção em recuperar a credibilidade da Associação
O presidente do Conselho Fiscal da Associação de Auxílio aos Necessitados (Asan), Fernando José Rabuske, usou a Tribuna Popular na sessão da Câmara de Vereadores de Santa Cruz para abordar a atual situação da entidade. Ele usou o espaço para apresentar a comunidade a nova Asan, que no dia 4 de novembro completou 76 anos de existência, sendo a instituição mais antiga que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade no município.
“Estamos atendendo a 79 idosos sendo a grande maioria, sem vínculo familiar. Hoje, acolhendo em um ambiente residencial digno, promovendo cuidado integral à prevenção, tratamento, recuperação e reabilitação. Assegurando o respeito, a dignidade e o bem-estar, em conformidade com o Estatuto da Pessoa idosa e as normas aplicáveis às instituições de longa permanência”, observou.
A equipe é composta por 59 colaboradores, como cuidadores, assistente social, terapeuta ocupacional, oficineira, musicoterapeuta, motorista, cozinheira, serviços gerais, secretária, coordenação que atuam diretamente com os idosos residentes, muitas vezes são os familiares mais próximos dos idosos.
“A nova Asan vem implantando uma política de valorização destes colaboradores. Um simples exemplo é, parar para ouvir suas demandas, bem como valorização através do vale transporte, vale-alimentação, entre outros”, cita Rabuske.
Situação delicada
Fernando citou a preocupação da diretoria com o destino da Asan, pela sua situação delicada pela qual a instituição passou. “Um conjunto de fatos danosos, desde desvios de valores, cestas básicas e a má gestão chegando muito próximo de um colapso, ao ponto de quase perdermos a gestão da Asan. Contudo, por uma verdadeira corrente do bem e com a intervenção e orientação do Ministério Público, e o apoio de pessoas comprometidas, estamos conseguindo pouco a pouco reverter este triste episódio”. Ele salienta que a nova Asan está em plena recuperação financeira, administrativa e social. “Hoje, a entidade é um símbolo de resiliência e renovação”.
O que foi realizado
De setembro até o momento, foram colocadas em prática melhorias que estão transformando não só a instituição, mas a qualidade de vida dos idosos residentes, como o aumento no quadro de funcionários: novos cuidadores, uma terapeuta ocupacional, uma musicoterapeuta e uma oficineira. Também a revisão, reestruturação e aprovação de novo Estatuto; a valorização dos profissionais, com a readequação salarial dos colaboradores que estão no cuidado diário dos residentes, a implementação de trabalho voluntário na instituição, implantação de hora da musicoterapia, atividade religiosa respeitando diversos credos; a revisão, manutenção dos veículos; a revitalização e ampliação de horários dos residentes ficarem no pátio; o controle e troca de fornecedores com menor custo em diversas áreas; a transparência e divulgação nas mídias sociais de todas as doações recebidas; o detalhamento financeiro de despesas e receitas para atual gestão; a regularização e pagamento de obrigações trabalhistas e de relatórios de prestação de contas com o Poder Público municipal pendentes da gestão anterior.
Ainda estão sendo realizadas melhorias na estrutura física, como a ampliação do quarto dos idosos de grau III, com instalação de ar-condicionado para maior conforto; a reforma de piso externo, garantindo que os cadeirantes tenham mais acesso, liberdade de mobilidade e segurança; a instalação de aparelho de ar-condicionado no refeitório, doação do Lions Clube Aliança; a aquisição de mesas para atividades lúdicas e outras mais.
Também a realização de atividades externas, como passeios regulares, participação do projeto da Prefeitura, com artesanato e ginástica laboral; hidroginástica na Unisc; bailinho na instituição; participação em atividade cultural na praça da cultura; visitação em espaço gastronômico em Rio Pardo; visitação na Oktoberfest no dia da melhor idade; organização de vaquinha virtual para levar um grupo de residentes para conhecerem o mar, que irá acontecer neste mês de fevereiro.
Houve melhorias na alimentação, com a oferta de refeições mais equilibradas e saudáveis sob orientação de uma nutricionista; controle da validade e uso dos produtos alimentícios, melhorando o seu aproveitamento.
Melhoria no controle de doações, com a contratação de um estoquista, que agora organiza e lança todas as doações em um sistema, garantindo mais transparência e controle no uso dos recursos.
Gestão e transparência
Houve a reativação do Conselho Fiscal da Asan, com acompanhamento e análise mensal das contas da instituição. Existe o acompanhamento de relatórios mensais sobre o estoque garantindo que nada seja desperdiçado/desviado. Foi ampliado o quadro de novos associados; a modernização na comunicação com uso das mídias sociais.
Para este ano está prevista a aquisição de lençóis e fronhas para leitos dos residentes; a aquisição de veículo adaptado com acesso a cadeirante; de aparelhos de ar-condicionado; a ampliação de instalação de células fotovoltaicas; a reforma, ampliação e conclusão da área administrativa, para a ampliação do número de quartos; a reforma das instalações da cozinha; o retorno do brechó no bairro; a pintura externa do prédio da instituição; a instalação de espaço lúdico e biblioteca; a aquisição de um leitor do código de barras para facilitar pagamentos e aquisição de um sistema contábil para profissionalizar os lançamentos; a ampliação e reativação de câmeras e sistema de segurança; a revitalização do espaço de lazer, um jardim com fonte; a aquisição (ou doação) de aparelhos para ginástica; a revitalização do espaço dentário contando com um cirurgião dentista voluntário.
Fernando reforça o compromisso da direção em recuperar a credibilidade da Associação, com o firme propósito da valorização dos seus colaboradores e da continuidade de um trabalho com transparência. “Lembro que a Asan vive e sobrevive de doações feitas pelos cidadãos da nossa comunidade, clubes de serviços, entidades, empresas e verbas do poder público estadual e municipal que graças aos esforços de toda esta gestão continuam ocorrendo. Convido também os senhores vereadores, a exemplo do vereador Edson Azeredo que já nos visitou, e também toda a sociedade a continuarem apoiando nossa causa. Assim como a vereadora e presidente do Legislativo Nicole Weber que também já destinou recurso para instituição através de emenda parlamentar do deputado Covatti Filho”, finalizou.
Notícias relacionadas
ARAUTO REPÓRTER UNISC 4 de Fevereiro de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Projeto do estacionamento subterrâneo na Praça Getúlio Vargas deve ser concluído em SEIS meses. ➡️ Avanço na obra da segunda etapa do Calçadão da Floriano exige bloqueio total do trânsito. ➡️ Obras…
Paróquia São Sebastião Mártir divulga lucro da 149ª Festa do Bastião
Festividade religiosa ocorreu de 17 a 20 de janeiro
Avanço na obra da segunda etapa do Calçadão da Floriano exige bloqueio total do trânsito
Empresa iniciou a retirada dos bloquetes das pistas centrais; com isso não haverá mais liberação em horários de pico
O que o tempo não pode apagar
E eu te pergunto: precisamos mesmo apagar o passado para abraçar o futuro?