Foram seis audiências públicas e 23 reuniões deliberativas
Ao final de 2018, a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização, Controle e Defesa do Consumidor apresentou um balanço de suas atividades. Com seis audiências públicas realizadas, 23 reuniões deliberativas e 31 projetos votados, a CTFC deliberou sobre temas como a propaganda de cigarros e o aumento das mensalidades e a coparticipação nos planos de saúde dos servidores do Executivo federal.
O presidente da Comissão, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), agradeceu o apoio recebido e considerou o ano como “muito produtivo”. "Agradeço a todos os senadores que participaram dos trabalhos e permitiram que a CTFC pudesse exercer seu importantíssimo trabalho de defesa do consumidor", diz.
Entre os diversos projetos deliberados, alguns têm influência direta na vida dos cidadãos. Por exemplo, o PLS 48/2018, do ex-senador Roberto Muniz, que define várias práticas abusivas de telemarketing, protegendo o consumidor. O projeto foi aprovado pelo Senado e agora está na Câmara dos Deputados para ser analisado e votado.
Igualmente importante, o PLS 769/2015, do senador José Serra (PSDB-SP), que proíbe a propaganda de cigarros com aromas. O projeto também estabelece um padrão gráfico visual de todas as embalagens de cigarros e proíbe fumar em veículos onde haja menores de 18 anos. O projeto deve ainda ser examinado em audiência pública pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e em seguida, ser enviado ao Plenário do Senado para votação.
Outro projeto destacado foi o PLS 110/2018, do senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), que estabelece a obrigatoriedade de informações em braile em diversos tipos de embalagens, visando garantir informações aos cegos. A proposição foi aprovada na CTFC e agora aguarda designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça.
A CTFC, como as demais comissões permanentes do Senado, possui mandatos de dois anos para seus membros. Após a posse dos novos senadores, em 1º de fevereiro, serão marcadas reuniões onde deverão ocorrer as indicações de membros e as eleições das mesas de cada comissão permanente.
Notícias relacionadas
Missão oficial ao Japão e à China gera avanços estratégicos e abre portas para investimentos no RS
A comitiva promoveu o Estado e ampliou o diálogo com empresas, governos e instituições
“Vocês vão ver um jogo pesado contra Corsan”, diz Sérgio Moraes sobre qualidade da água em Santa Cruz
Prefeito eleito comentou os problemas que estão sendo observados no município
Comitiva gaúcha marca presença em feira internacional de cadeias de suprimentos na China
Objetivo da visita é observar o modelo proposto e avaliar as possibilidades de adaptação para a realidade gaúcha
PEC que proíbe aborto legal pode ser votada nesta terça na Câmara
O caráter polêmico da proposta tem acirrado os debates