Vítima é uma mulher, de 78 anos, que estava internada no Hospital Regional desde o dia 30 de novembro
O Boletim Diário da Secretaria Municipal de Saúde registrou o 18º óbito por Covid-19 em Rio Pardo. Trata-se se uma mulher, de 78 anos, que estava internada no Hospital Regional desde o dia 30 de novembro e veio à óbito na tarde dessa quarta (2).
O município registra atualmente 76 casos ativos de Covid-19. Destes, 6 estão hospitalizados e 70 em isolamento domiciliar. 467 pessoas já estão curadas do novo coronavírus e 54 pacientes estão com casos em análise, aguardando resultado de seus exames: 50 em isolamento domiciliar e 4 internados.
COE de Rio Pardo realiza reunião extraordinária
O Comitê Operativo de Emergência (COE) de Rio Pardo reuniu-se em caráter extraordinário na tarde desta quinta-feira (3) na sala de reuniões da Prefeitura. O objetivo foi tratar de alguns enquadramentos do município, dentro dos Protocolos de Bandeira Vermelha imposto pelo Governo Estadual, com o cancelamento dos Planos de Cogestão das regiões gaúchas. Com medidas mais duras em relação às restrições para diminuir o contágio do coronavírus, o municípios tiveram que readequar suas atividades nas 19 regiões que indicam alto risco de transmissão.
Em Rio Pardo, o Boletim Diário divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, registrou 76 casos ativos de Covid-19 na tarde de quinta-feira, o maior índice desde o início da pandemia em março. Segundo o secretário da pasta, Volnei Jost, este é o momento mais crítico enfrentado pelo município e o que mais preocupa é que os indicadores para o futuro, a curo prazo, não são otimistas. “O Estado está com quase 100% de ocupação em seus leitos de UTI e a Região do Vale do Rio Pardo com mais de 90%. No município, na Ala Covid do Hospital Regional, dos 13 leitos destinados ao atendimento de pacientes com coronavírus, 10 estão ocupados”, informou.
As testagens de PCR e Testes Rápidos (TR) estão sendo realizadas quase que ininterruptamente desde o início de cada turno de atendimento no Posto de Saúde Central, com cerca de 8 casos positivos por dia. “Epideologicamente, estamos no auge do contágio”, disse a Enfermeira da Vigilância em Saúde, Ruth Rodembusch Lemes.
A prefeita Rosane Rocha intensificou o trabalho das equipes que estão realizando ações diárias de fiscalização, informação e orientação à comunidade, a fim de frear o contágio na cidade. Dentro desta agenda de prevenção, funcionários municipais da Fiscalização, Saúde, Trânsito e Assistência Social percorrem o centro e os bairros informando e alertando sobre a importância do uso de máscara, principalmente nas vias públicas com maior aglomeração, assim como o distanciamento social e a higiene constante das mãos. “Mesmo com o avanço do contágio, ainda encontramos muita resistência de algumas pessoas em usar a máscara ou manter o distanciamento”, disse. Rosane salientou ainda o apoio da Brigada Militar nas Forças Tarefas de fiscalização e a importância desta parceria no cumprimento das normas impostas pelos protocolos de distanciamento controlado do Estado.
Um dos pontos mais mencionados em relação às aglomerações das últimas semanas, a Praia dos Ingazeiros, Rosane Rocha informou que o acesso estará limitado aos frequentadores dos restaurantes e práticas esportivas que não envolvam a permanência no local. “Não será permitida a permanência de pessoas no local, mesmo que dentro de seus veículos”, alertou. A Prefeita falou ainda sobre os horários de atendimento do comércio, pois mesmo com restrições de atendimento, houve a flexibilização por parte do Governo Estadual no horário de fechamento, que pode ocorrer até às 20h.
Na manhã de sexta-feira (04), a prefeita irá reunir-se com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços para definir o cronograma e horários de atendimento neste período. Rosane finalizou lembrando que, com o cancelamento dos Planos de Cogestão, quem rege as normativas de condutas é o Estado e o município não tem poder de flexibilizar ou descumprir as regras impostas pela Bandeira Vermelha.
Atendimento
Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Volnei Jost, o município já há algum tempo está em tratativas com o Hospital Regional do Vale do Rio Pardo, para que todo o atendimento ao Covid-19 fique concentrado na Instituição da Saúde. “Estamos presos aos entraves burocráticos, uma vez que o município não possui mais a gestão do hospital. Mas permanecemos no trabalho constante para melhorar o serviço”, explicou. Volnei informou que o objetivo é ter o atendimento, exames, prescrição médica e atestado, no mesmo local, o mais rápido possível.
Notícias relacionadas
OMS declara fim da emergência em saúde por Covid-19
Comunicado foi divulgado nesta sexta-feira, após três anos de pandemia
Santa Cruz registra mais um óbito em decorrência da Covid-19
Desde o início da pandemia, o município contabiliza 48.060 casos de coronavírus
Hospital Vera Cruz volta a exigir uso de máscara em suas dependências
Comunicado foi feito na tarde desta terça-feira pela casa de saúde
Procura pela vacina bivalente é baixa em Vera Cruz
Imunizante já está disponível nas unidades de saúde do município para todos os grupos prioritários