Autoria é da vereadora Bruna Molz, reeleita para mais quatro anos no Legislativo do município
O projeto de lei complementar que proíbe fogos de artifícios com barulhos em Santa Cruz do Sul foi sancionado pelo Prefeito Telmo Kirst. A iniciativa, de autoria da vereadora Bruna Molz, entrou em discussão ainda em 2018 e torna-se efetiva após 180 dias da publicação.
Com o objetivo de impedir a prática que importuna animais e alguns humanos, fica impedido a utilização de fogos de artifício e explosivos, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso, permitindo a utilização desses artefatos sem estampido (silenciosos).
Segundo o texto, aquele que não cumprir o estipulado será multado em quatro UPMs (R$ 1.305,20). Já em caso de reincidência, a multa será de seis UPMs (R$ 1.957,80) e, em se tratando de pessoa jurídica, além da multa, em caso de mais de uma reincidência, será cassado o alvará.
De acordo com a vereadora Bruna Molz, embora a lei só passe a valer após a virada do ano – quando tradicionalmente há muitos fogos -, existem muitos motivos para festejar. "A minha proposta original era pra começar a valer assim que fosse sancionada. Mas, é o último fim de ano com barulho", comemora.
Notícias relacionadas

Legislativo de Santa Cruz aprova criação da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência
Entre os objetivos está a promoção da articulação entre o Poder Legislativo, Executivo e a sociedade civil na criação da política pública municipal de inclusão

Câmara aprova flexibilização para permanência de animais em locais públicos e privados
Substitutivo proposto pelo Vereador Eduardo Wartchow foi votado ontem pelos vereadores

Vereador denuncia problemas na obra do Centro de Eventos de Santa Cruz
Local receberá, em breve, edições da Construarte e Festa das Cucas

Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
Ícone da esquerda, ele enfrentava um câncer de esôfago