Integrante do Gabinete destaca que pandemia não acabou e todos os cuidados para prevenir o contágio devem ser tomados
Criado para discutir ações durante a pandemia, o Gabinete de Emergências de Santa Cruz do Sul está em alerta com o aumento de casos da Covid-19 e atento ao período que vem pela frente: a temporada de veraneio. Os frequentes registros de aglomerações em praia no litoral gaúcho e catarinense deixa as autoridades em estado de atenção e a preocupação é de que a disseminação do vírus aumente com o deslocamento de santa-cruzenses. Nas últimas semanas, os registros de confirmações pela Covid-19 aumentaram também em função dos feriados estendidos.
Durante entrevista na noite desta segunda-feira (2) no Programa Assunto Nosso, da Rádio Arauto FM, a integrante do Gabinete de Emergências, Rosemari Hoffmeister, ressaltou que muitos têm a falsa ideia de que a pandemia já acabou. No entanto, conforme ela, ainda é preciso tomar todos os cuidados como manter o distanciamento social, higienizar as mãos com frequência e usar máscara: "As pessoas precisam entender que estamos vivendo um período de excepcionalidade".
Para ela, Santa Cruz tinha possibilidade de ter muito mais casos de coronavírus pela quantidade de pessoas que viajaram no início do ano. Contudo, em função de terem aderido ao isolamento logo no início e serem estabelecidas todas as restrições, não houve um aumento significativo no número de casos logo logo em março. "O Município foi muito ágil no sentido de organizar o Gabinete de Emergências e o Hospital de Campanha. O acompanhamento e o trabalho da Vigilância também foram e são muito importantes", comenta.
Eleições e eventos
Rosemari reforça que todas as pessoas estão aprendendo a lidar com o vírus e que a saúde é um dever de todos os poderes, tanto Legislativo, Executivo quanto Judiciário. Embora a grande movimentação das pessoas também em função das eleições possa ser preocupante, ela explica que se tivessem ocorrido no início de outubro como nos outros anos, seria em meio a um período em que muitas pessoas poderiam apresentar quadros gripais por ser o fim do inverno. "Quando houve a questão de deslocar as eleições para novembro é porque os técnicos enxergaram que não haveria tanta gravidade", complementa.
Quanto ao setor de eventos, Rosemari ressalta que, com frequência, são apresentadas demandas. Contudo, o Gabinete de Emergências de Santa Cruz espera que o Estado reveja urgentemente o protocolo dos eventos sociais: "Porque o protocolo colocado hoje para os eventos sociais não atende nem o setor e muito menos o controle de pandemia".
Notícias relacionadas
OMS declara fim da emergência em saúde por Covid-19
Comunicado foi divulgado nesta sexta-feira, após três anos de pandemia
Santa Cruz registra mais um óbito em decorrência da Covid-19
Desde o início da pandemia, o município contabiliza 48.060 casos de coronavírus
Hospital Vera Cruz volta a exigir uso de máscara em suas dependências
Comunicado foi feito na tarde desta terça-feira pela casa de saúde
Procura pela vacina bivalente é baixa em Vera Cruz
Imunizante já está disponível nas unidades de saúde do município para todos os grupos prioritários