Cerca de 150 profissionais participaram da habilitação
Os cuidados com a saúde integral do homem foram os motivos de uma capacitação que reuniu cerca de 150 agentes comunitários de saúde, na manhã desta quinta-feira (3), no auditório da Faculdade Dom Alberto. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Saúde, de Santa Cruz do Sul, dá a largada para a programação alusiva ao Novembro Azul que, durante todo este mês, será lembrado com uma série de atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs).
Dentre os vários assuntos abordados, destaque para o alto índice de sífilis em Santa Cruz do Sul, realidade que alcança todo o Brasil, e para o papel das agentes na detecção de novos casos, no acompanhamento e no tratamento dos pacientes. Uma das grandes preocupações, detectadas pelo Comitê de Mortalidade Infantil, é com a sífilis congênita. A infecção, que é transmitida da mãe para o bebê durante a gestação, pode ocasionar problemas cardíacos, alterações nos ossos, cegueira, surdez, retardo mental e até levar à morte o recém-nascido.
Como explica a supervisora técnica da Atenção Básica, enfermeira Bárbara Haas, o homem precisa aderir ao tratamento, tanto quanto a mulher, para que, de fato, ocorra a cura da doença. “É muito comum a mulher iniciar o tratamento e o parceiro não. O que acontece é que ela acaba se reinfectando”, explicou. A resistência dos homens em buscar os serviços de saúde é um agravante, segundo ela. Bárbara alerta para que as pessoas não negligenciem possíveis sintomas, uma vez que a doença pode ocasionar diversos tipos de lesões. “As vezes aparece uma simples afta e a pessoa acha que não é nada e que logo vai desaparecer, daí a importância de consultar um médico e evitar complicações”, disse.
A capacitação para as agentes de saúde contou com a participação de profissionais das coordenações da Atenção Básica e da Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Centro Municipal de Atendimento à Sorologia (Cemas), Unidade Municipal de Referência em Saúde do Trabalhador (Umrest) e Departamento de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Saúde.
Notícias relacionadas
Prefeitura de Santa Cruz inaugura ampliação da Emef Willy Carlos Froehlich
Dois novos blocos foram construídos, um com mais cinco salas de aula e outro com sala para pré-escola, sala de professores, direção, secretaria e banheiros
Rota de Santa Maria realiza estudo de variante para trecho em Pinheiral
Prefeita Helena Hermany recebeu representantes da concessionária nesta sexta-feira
Última ação de recolhimento de lixo eletrônico e vidros será neste sábado
Iniciativa ocorre na Travessa São Sebastião Mártir, no horário das 8h às 11h30min
Torcida Organizada – Arauto News – 13/12/2024
Vitória do Ceisc União Corinthians e a dupla Grenal no mercado / Participantes: Nícolas da Silva, Rafael Cunha, Sandro Viana, Kássia Machado, Luciano Almeida e Bianca Mallmann