Evento ocorreu nesta quarta-feira
Cerca de 90 crianças e professores participaram nesta quarta-feira (3), do Encontro Regional de Grupos Ambientais – região de atuação Santa Cruz do Sul. O evento ocorreu no Parque da Expoagro Afubra e reuniu escolas parceiras de Encruzilhada do Sul, Gramado Xavier, Herveiras, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Vale do Sol e Vera Cruz.
O tesoureiro da Afubra, Fabricio Murini, ao abrir o encontro, agradeceu a parceria e o engajamento de todos nas propostas do Verde é Vida. “É de fundamental importância o desenvolvimento das ações em conjunto com vocês. Onde temos o envolvimento de todos, as ações do Verde é Vida dão certo”. Aos alunos, Murini encorajou a aproveitar as oportunidades que a escola oferece, para a sua formação como profissionais, cidadãos e lideranças.
A palestra foi realizada pelos Bombeiros Civis de Santa Cruz do Sul. Após uma explanação inicial, a equipe dividiu os participantes em três grupos que participaram de três estações. A bombeira civil, bióloga Clara Tornquist, falou sobre animais peçonhentos; o bombeiro civil Maiquel Ricardo da Silva e o enfermeiro Alex Schwengber, demonstraram a correta compressão cardíaca; e o bombeiro civil Jonathan Vogt e o técnico em enfermagem Samuel Rossales Batista, mostraram o funcionamento de uma ambulância.
A manhã seguiu com o relato de experiências dos Grupos Ambientais:
- GA Hannemann, da escola Alfredo Hannemann, de Vera Cruz;
- GA Vigilantes da Natureza, da escola Olavo Bilac, de Rio Pardo;
- GA Amigos da Natureza, da escola Rio Branco, de Santa Cruz do Sul;
- GA Proteger é Viver, da escola São João Batista, de Vale do Sol;
- GA Jaziva Job Biali, da escola Zeno Pereira Luz, de Encruzilhada do Sul;
- GA Harmonia com a Natureza, da escola Willibaldo Michel, de Vale do Sol;
- GA SOS Natureza, da escola Tomás Antônio Gonzaga, de Gramado Xavier;
- GA Camboatá, da escola João Moré, de Gramado Xavier;
- GA Guardiões da Natureza, da escola Espírito Santo, de Gramado Xavier;
- GA Papagaio Charão, da escola Maurício Cardoso, de Herveiras.
Na parte da tarde, divididos em equipes nas cores verde, amarelo, vermelho e azul, a Gincana Cooperativa desafiou os participantes em competições para o desenvolvimento sensorial, de equilíbrio e raciocínio lógico e rápido. A campeã foi a equipe Mancha Verde.
SAIBA MAIS
Os Grupos Ambientais, há 20 anos, são uma das ações desenvolvidas pelo Verde é Vida, programa de educação da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Constituídos formalmente, com professor orientador e diretoria escolhida entre os alunos participantes, os grupos assumem atividades ambientais e tomam iniciativas em ações práticas, que ultrapassam os limites do pátio da escola.
Notícias relacionadas
Associação de Bandas de Santa Cruz elege diretoria
A presidência ficou com Marcel Knak, tendo como vice Vanderlei Stoelben
Amanda Kappel é eleita a nova presidente da Caciva
Gestão inicia em janeiro do próximo ano; posse da nova diretoria deve ocorrer ainda em dezembro
Torcida Organizada – Arauto News – 25/11/2024
16º jogo de invencibilidade do Inter no Brasileirão, momento do Grêmio para encarar o Cruzeiro e a reta final de 2024 Participantes: Nícolas da Silva, Luciano Almeida, Bianca Mallmann e Sandro Viana
Banco de Sangue de Venâncio Aires realiza ações em horário especial nesta semana
Objetivo é comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado nesta segunda-feira