Polícia

Brigada Militar realiza capacitação com policiais para uso de arma de condutibilidade elétrica

Publicado em: 03 de outubro de 2022 às 21:01 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 10:30
  • Por
    Rafael Cunha
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação/Brigada Militar
    compartilhe essa matéria

    Com as outra edições já realizadas, no CRPO/VRP são 239 policiais militares habilitados

    O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP) realizou nesta segunda-feira (3) um treinamento com policiais para o uso de armas de condutibilidade elétrica, as pistolas spark.

    A instrução ocorreu na Sede do Comando Regional, em Santa Cruz do Sul, e foi ministrada pelos soldados Édipo dos Santos Henrique e Pedro Vicente Armanini. Ao todo, 30 policiais militares do 2°, 23° e 35° Batalhão de Polícia Militar (BPM) participaram da instrução para o uso do armamento menos letal, utilizado em ocorrências policiais.

    Com as demais edições já realizadas, no Comando Regional, somam-se 239 policiais militares habilitados. A utilização da Spark é indicada no uso progressivo de força para desorientar e incapacitar indivíduos sem causar lesões graves ou letais, que emite pulsos elétricos sobre o sistema neuromuscular humano, causando contrações musculares e permitindo a incapacitação temporária do agressor em uma ação policial militar, sendo uma alternativa de escalonamento de força para os policiais militares para preservar a integridade física, o patrimônio e a vida dos envolvidos na ocorrência policial.

    Durante a instrução foram revisados os conceitos de regras de segurança no uso de armas menos letais, realizado o manuseio da arma de condução elétrica e por fim, execução de disparos com cartuchos de treinamento.