Geral

Mais de mil famílias venâncio-airenses devem atualizar dados para recadastramento no Auxílio Reconstrução

Publicado em: 03 de setembro de 2024 às 07:11
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Prefeitura de Venâncio Aires
  • Foto: Prefeitura de VA
    compartilhe essa matéria

    O prazo se estende até o dia 13 de setembro, ao meio-dia

    A Prefeitura de Venâncio Aires abre novamente o recadastramento no Auxílio Reconstrução para as famílias que tiveram suas casas atingidas pela enchente de maio atualizarem os dados após nova análise do Governo Federal. O prazo se estende até o dia 13 de setembro, ao meio-dia, para oferecer uma nova oportunidade para as famílias se cadastrarem no programa que garante o recurso de R$ 5,1 mil.

    O governo federal analisou os 1.449 cadastros de Venâncio Aires que estavam aguardando análise. Destes, 71 foram aprovados; 245 estão na mancha de inundação da Defesa Civil do município, mas não estão no mapa de inundação do governo federal; e 1.133 estão com pendências. Já nestes cadastros, as pendências são de 166 que precisam revisar a composição familiar; 489 precisam incluir comprovante de endereço vinculado ao CPF de algum dos membros da família cadastrada; e 478 apresentam ambas as situações de cada pendência apontada.

    Os venâncio-airenses atingidos podem encaminhar a solicitação por meio do banner do programa municipal “Ajuda Venâncio – Gestão de Programas de Apoio às Vítimas da Calamidade” disponível no site da Prefeitura de Venâncio Aires ou clicando aqui. Preencher com e-mail e senha cadastradas e verificar a situação de pendência do cadastro.

    “Estamos atualizando no sistema municipal, quais são esses registros e quais as pendências que constam no federal, para que seja possível tratar as informações adequadamente. No sistema municipal serão reabertos os cadastros para atualização da composição familiar, continuará o campo para inclusão do número da unidade de consumo da conta de energia elétrica; será aberto campo para inclusão das imagens e dos documentos que comprovam o endereço, podem ser inseridas contas de energia elétrica, como já é inserida, água da empresa Corsan, e telefone, como das operadoras Claro, Tim e Vivo, em nome de qualquer dos membros da família cadastrada”, explica a secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza.

    Após as correções por parte da família atingida no sistema municipal, a Prefeitura enviará individualmente cada cadastro para o sistema federal. Ainda conforme Deizimara “o papel do município é transmitir os dados dos componentes das famílias e o endereço. Depois de transmitidos, o governo federal que analisa e aprova ou reprova o cadastro. A ideia de incluir todos os membros da família no cadastro mandado para o Governo Federal é conseguir atrelar o CPF de alguém da família ao endereço informado. Com vários CPFs na família, será mais fácil encontrar um que coincida com os bancos de dados. O que mais vai ser necessário é atualizar a composição familiar, todas as pessoas que moravam na mesma casa nos dias de enchente devem estar declarados em um único cadastro”, relata a secretária.

    Para famílias que precisam de orientações ou de auxílio para a encaminhar o pedido, podem se dirigir até a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, ou até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Centro, ou CRAS bairro Battisti.

    Para famílias unipessoais (casos em que somente uma pessoa residia no imóvel), casos em que o governo federal considerar fora da mancha de inundação e casos em que a família preencher todos os requisitos, mas for difícil a comprovação, será aberto o Módulo de Recurso a partir do dia 15 de setembro, com novas orientações do Governo Federal.

    Até o momento, o sistema municipal conta com 6.951 cadastros. Destes, 2.994 foram transmitidos; 865 foram retransmitidos; 321 estão em digitação; 61 em análise; 267 estão concluídos; 123 inconsistentes; 98 rejeitados; 738 em revisão; 251 revisados (em análise); 15 revisados (cancelados); quatro revisados; 1.214 cadastros cancelados; e 80 famílias devem acessar a conta no Gov.br para confirmar os dados.