Esportes

Grêmio vence o Cuiabá e diminui a distância para o líder Botafogo

Publicado em: 03 de setembro de 2023 às 13:58 Atualizado em: 07 de março de 2024 às 14:46
  • Por
    Emily Lara
  • Fonte
    GZH
  • Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
    compartilhe essa matéria

    Tricolor, que ganhou por 2 a 0, ficou a 12 pontos dos cariocas, mas com um jogo a menos

    O Grêmio venceu o Cuiabá por 2 a 0 na chuvosa manhã deste domingo (3), na Arena, para manter viva a esperança de título brasileiro. Suárez e Rikelme (contra) foram os responsáveis pelos gols tricolores.

    A derrota do Botafogo para o Flamengo deu ao Grêmio a possibilidade de reduzir a distância para o líder. Um combustível a mais para o time de Renato Portaluppi, que teve a repetição do esquema tático com um losango no meio-campo, de sucesso na goleada sobre o Cruzeiro, na rodada anterior. As mudanças no time estiveram no sistema defensivo. Caíque foi o escolhido para substituir o suspenso Gabriel Grando, Rodrigo Ely entrou na vaga do lesionado Geromel e Reinaldo retornou para a lateral esquerda, após cumprir suspensão diante dos mineiros.

    A primeira jogada da partida foi um sinal do que viria logo depois. Com menos de 5 minutos, a torcida levantou na Arena quando Pepê deu um bonito passe em profundidade para Suárez, mas a bola escapou do uruguaio e Walter conseguiu pegar firme. Aos 8 foi a vez do goleiro gremista trabalhar. Caíque mostrou poder de reação para defender um forte chute cruzado de Rikelme.

    Aos 28 minutos do primeiro tempo, Suárez recebeu de Reinaldo e tocou na esquerda para Pepê. Aberto como um ponta, o volante cruzou para o pistoleiro, que dominou e bateu cruzado com o pé esquerdo. O chute nem precisou sair forte, mas foi o suficiente para passar por baixo de Walter para 1 a 0 gremista na Arena.

    Em vantagem, o Grêmio passou a ter mais espaços para o contra-ataque e Suárez teve outra chance defendida por Walter – o lance, porém, foi anulado por impedimento. Com Pepê como assistente e Suárez como artilheiro, o Grêmio foi para o intervalo com a vantagem mínima.

    O segundo gol veio aos 17 minutos do segundo tempo. Reinaldo cruzou da esquerda, Galdino cabeceou e Walter até conseguiu fazer a defesa, mas a bola bateu no lateral esquerdo Rikelme e entrou. Era o 2 a 0 que dava alívio ao Grêmio no momento de maior dificuldade na partida.

    A torcida comemorou quase tanto quanto os gols aos 23, quando Renato Portaluppi chamou Luan. O camisa 7 entrou no lugar de Cristaldo. O Cuiabá já não teve mais força para voltar a exercer a pressão do começo do segundo tempo, mesmo com as trocas de Antônio Oliveira. As mudanças de Renato Portaluppi surtiram melhor efeito. Com Galdino e Ferreira ajudando os laterais, o Grêmio conseguiu controlar o jogo pelos lados dos visitantes. 

    Luan foi a atração nos minutos finais. Cada toque na bola do camisa 7 era motivo para vibração nas arquibancadas da Arena. Não veio o esperado primeiro gol de Luan, mas a festa estava garantida com o 2 a 0, que reduz a distância para o Botafogo e mantém viva a esperança de título brasileiro para o Grêmio.

    Próximo jogo

    Com a vitória, o Grêmio chega a 39 pontos e fica a 12 do Botafogo – que tem um jogo a mais. A parada do Brasileirão permitirá ao Tricolor um descanso até o compromisso com o Bragantino, marcado para 14 de setembro, em Bragança Paulista.

    Leia também: Inter empata com o Goiás e chega a dez jogos sem vencer no Brasileirão