Daniel e João Vitor, vencedores no Paracergs, relatam como é ir para a etapa nacional
As semelhanças dos candelarienses Daniel Gelsdorf e João Vitor de Moura vão além da mesma cidade de origem e dos obstáculos que enfrentam: Os dois são guerreiros e ganharam na final do Campeonato Paradesportivo Estudantil do Rio Grande do Sul (Paracergs). Daniel tem deficiência visual e João Vitor tem deficiência intelectual. Mas isso não os impede, em nenhum momento, de realizar o que sonham e de serem ganhadores de disputas no decorrer da vida.
Quem se orgulha da dupla são as professoras Jandira e Jocelane Jappe. Irmãs, além do sangue elas dividem a felicidade de ver os alunos conquistando medalhas e sorrindo pela superação. Daniel, de 14 anos, é aluno da Escola Estadual Fábio Nackpar dos Santos e João, de 13 anos, da Escola Estadual Dinarte. De diferentes colégios, mas com o mesmo propósito, eles embarcam em novembro para a disputa nacional que ocorre em São Paulo.
Vencedor nas provas de 100 metros, 200 metros e salto em distância, Daniel declara que ficou feliz desde o convite para participar. “Logo contei para a minha família que recebeu a notícia com muito orgulho e apoio para eu seguir no atletismo. Obrigado por tudo, Dieison Carvalho, meu amigo e guia”, diz. Daniel ainda salienta que, além do esporte, é ótimo tocando teclado.
João, que ganhou nas provas de 100 metros, 400 metros e salto em distância, diz que o seu grande objetivo é trazer, com as vitórias, alegria para a família, os professores e colegas. “Me sinto muito feliz em ter conquistado todas as etapas. Espero conseguir mais medalhas e conhecer novos lugares”, diz, com alguma dificuldade, mas com brilho no olhar.
O que é o Paracergs?
Campeonato Paradesportivo Estudantil do Rio Grande do Sul (Paracergs) tem por finalidade estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em práticas esportivas. O Paracergs 2017 é a seletiva para a formação da equipe que representa o Rio Grande do Sul nas Paralimpíadas Escolares, que é um evento oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro e neste ano será realizada, de 20 a 25 de novembro, na cidade de São Paulo.
Notícias relacionadas
As críticas
As pessoas sempre dirão algo para desmerecer quem você é, o que você faz. Dirão que tudo o que conseguiu teve facilitadores, ou que você teve sorte. Se for um funcionário reconhecido, dirão que é puxa saco. Se tirar 10…
Alô, alô gincaneiros: quem coleciona flâmulas?
Com carinho, guardamos as de entidades vera-cruzenses. Do Clube Vera Cruz, antes Teresa, temos diversas. Assim como da Acev e até do Boa Vontade
Planejamento encaminha licitação para pavimentação de duas ruas de Candelária
Vias Mem de Sá e 21 de Abril serão contempladas com recurso do Senador Paulo Paim
Governo lança ações para se antecipar a período de alta da dengue
Método que infecta mosquitos com bactéria será ampliado a 40 cidades